Em setembro de 1981, nascia em Houston, Texas, Beyoncé Giselle Knowles. Aos 7 anos, ela conquistou seu primeiro prêmio em um show de talentos cantando a música Imagine, de John Lennon. Anos mais tarde, junto com sua prima Kelly Rowland e outras duas amigas, LaTavia Roberson e LeToya Luckett, Beyoncé fundou o grupo Destiny’s Child, tendo Mathew Knowles, pai de Beyoncé, como empresário.
O Destiny’s Child alcançou seu primeiro sucesso em 1998, com a música No, No, No. Entretanto, foi no ano seguinte, com o segundo disco, The Writing's on the Wall, que o grupo abriu realmente portas para o sucesso com os singles Bills, Bills, Bills, Say My Name e Jumpin, Jumpin.
Em 2000, o Destiny’s Child deixou de ser um quarteto para tonar-se um trio, LaTavia Roberson e LeToya Luckett saíram do grupo e Michelle Williams ocupou a vaga remanescente. Esse foi o ano em que o Destiny’s Child, assim como Beyoncé, marcaria ainda mais sua presença no cenário musical com o maior hit do grupo, Independent Women. A canção alcançou o primeiro lugar do top 100 da Billboard e também destacou Beyoncé como uma talentosa compositora, que também mostraria suas habilidades no terceiro disco do grupo, Survivor, em 2001.
Beyoncé lançou seu primeiro disco solo, Dangerously In Love, em 2003. Ela foi bastante elogiada pela crítica especializada e conquistou cinco prêmios Grammy em 2004. No mesmo ano, Beyoncé e suas amigas lançaram mais um disco, Destiny Fulfilled.
Mas nessa época Beyoncé já era uma estrela que brilhava sozinha e seu nome ganhou ainda mais força quando ela lançou o single Crazy In Love, com participação de seu marido, o rapper Jay-Z. Beyoncé e Jay-Z estão juntos desde 2002, mas se casaram oficialmente em abril de 2008.
Além da carreira musical, a cantora também decidiu expandir os horizontes e, desde 2002, atua em filmes. Sua primeira aparição nas telonas aconteceu no filme Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro, seguido por Resistindo às Tentações (2003), A Pantera Cor-de-Rosa (2006), o musical Dream Girls – Em Busca de um Sonho (2006), Cadillac Records (2008) e Obsessiva (2009).
Em 2008, Beyoncé lançou o álbum I Am... Sasha Fierce e conquistou o mundo com o hit Single Ladies (Put A Ring On It).