A música If I Were a Boy tinha acabado de ser lançada como o primeiro single do álbum I Am... Sasha Fierce (2008), o terceiro de Beyoncé em carreira solo, quando, logo em seguida, a cantora emplacou o hit Single Ladies (Put a Ring on it). A faixa foi eleita pela revista americana Rolling Stone como uma das 100 melhores músicas da década e também o melhor single de 2008. Rapidamente, a música se transformou no maior hit de Beyoncé e começou o ano de 2009 na liderança do top 100 da Billboard.
O fenômeno Single Ladies foi tão grande que o álbum I Am... Sasha Fierce vendeu 6 milhões de cópias pelo mundo todo. Como bem disse o rapper Kanye West no VMA de 2009 (após invadir o palco e roubar o microfone da vencedora da categoria Melhor Clipe Feminino, Taylor Swift), “Beyoncé fez um dos melhores clipes de todos os tempos”. A canção ainda ganhou o Grammy 2010 de melhor música.
Talvez o enorme sucesso do single se deva à mistura de uma batida energética, um vídeo simples em preto e branco e uma coreografia que todo mundo faz de tudo para conseguir imitar. Beyoncé aparece no clipe acompanhada por duas bailarinas. Especula-se inclusive que uma das bailarinas seja, na verdade, o coreógrafo do vídeo, Jaquel Knight.
O clipe foi lançado no dia 13 de outubro de 2008 e provocou uma reação em cadeia. Como uma febre viral, a dança foi copiada por vários famosos e anônimos. Entre aqueles que se arriscaram em copiar o rebolado de Beyoncé estão os cantores Justin Timberlake, Katy Perry e Joe Jonas, do grupo Jonas Brothers.