A morte prematura e violenta instantaneamente transformou Lennon numa lenda. Milhares de fãs se uniram em luto para prestar tributo a ele na frente do edifício Dakota assim que a notícia se espalhou. O disco Double Fantasy, que havia tido uma fria recepção no lançamento, esgotou nas lojas. Homenagens, estátuas e tributos a Lennon correram o mundo. No Central Park, uma área ajardinada foi batizada de "Strawberry Fields" e recebeu uma placa com a inscrição “Imagine”. Anualmente, fãs de Lennon se reúnem no local no dia do seu nascimento e de sua morte.
Os discos de Lennon, em carreira solo ou com os Beatles, estão entre os mais vendidos de todos os tempos. Seu catálogo é hoje administrado pela viúva Yoko Ono, que continua o trabalho de ativismo em prol da paz que desenvolveu com o marido. Em 2010, ano que marca os 70 anos de nascimento e os 30 da morte de Lennon, Yoko dirigu o relançamento, em versões remasterizadas, de todo o catálogo dele, e organizou shows-tributo nos EUA e na Islândia, onde inaugurou a “Imagine Peace Tower”, que projeta um raio de luz no céu.
Lennon é universalmente considerado uma das pessoas mais influentes e conhecidas do século 20, tanto pelas suas músicas quanto pelo ativismo político e pela paz mundial.