Confira 10 objetos que caíram em desuso e outros 10 que em breve também cairão
Cartola - agência de conteúdo
Rebobinar a fita, trocar a agulha, virar o disco. Reconhecer essas expressões é entregar a idade. Quem nasceu na era digital dificilmente usou tais frases, já que todas fazem referência a tecnologias que já estão obsoletas.
À medida que a tecnologia avança, objetos lançados há algum tempo são ultrapassados por outros mais modernos. "O destino de todo artefato tecnológico é se tornar obsoleto", sentencia o pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Pedro Augusto.
A velocidade com que essa substituição ocorre tem sido cada vez mais rápida. Enquanto artigos como a vitrola, criada ainda no século 19, durou mais de um século, há aparelhos criados na década de 1970 que foram superados 20 anos depois, com a popularização de uma tecnologia mais avançada - como é o caso da máquina de escrever, substituída pelas funcionalidades de um computador pessoal. Muitas vezes, a rapidez impede até que um artefato tecnológico chegue a ser totalmente explorado.
Olhando para o futuro, será que em breve deixaremos de comprar notebooks ou DVDs? O telefone fixo, que em um passado recente era para poucos, será extinto? Entre algumas tecnologias que já se tornaram obsoletas, conheça 10 cujas finalidades originais foram ultrapassadas por ideias modernas, bem como outras 10 que estão com os dias contados para cair no limbo da obsolescência e virar relíquia no armário.
Especial para o Terra