Vistos pelos pais como grandes inimigos do estudo, os videogames são utilizados em muitas salas de aula japonesas para aumentar o rendimento dos alunos. Um dos consoles, o Nintendo DS, é empregado por professores de diversas cidades em aulas de matemática e inglês.
Em uma sala de aula de Tóquio, estudantes têm aulas extra-curriculares de matemática utilizando os jogos. Saito Miyauchi, 12 anos, afirmou à agência AFP que fez 45 contas de multiplicação em 15 minutos, sendo o melhor da sua sala. "Me acostumei rapidamente", disse o garoto enquanto utilizava o aparelho com uma caneta especial.
A instrutora voluntária Kyoko Yamaguchi disse que inveja as crianças de hoje em dia. "Isto era impensável quando eu estava no colégio", afirmou a professora.
A cidade de Yawata, no oeste do país, expandiu o aprendizado com o DS, utilizando o aparelho para ensinar inglês. Nos quatro colégios da cidade alunos usam a ferramenta por 10 minutos todas as manhãs para aprender novas palavras. Utilizando o console, os alunos já aumentaram suas notas em 40% no Japão.