Saiba mais sobre a Colômbia
|
Regiões tomadas pelas guerrilhas
|
Localizada no noroeste da América do Sul, a Colômbia é vizinha da Venezuela, do Brasil, do Peru e do Equador. O principal cultivo d país é o café, porém, no leste há grandes quantidades de planícies de pasto rico para criação de gado. Cerca de 5% do total da área da Colômbia é arável, enquanto 30% é permanentemente terra para pasto.
A cannabis (erva da maconha) e a coca (que dá orígem à cocaína) são cultivadas ilegalmente em grande escala (cerca de 73 mil hectares), o que cria diversos problemas entre o governo e o tráfico (leia mais sobre isso no especial Colômbia e a Guerra do Pó.
O país era ocupado pelos índios chibcha antes da conquista espanhola. As primeiras colonizações européias permanentes foram na costa caribenha, sendo Santa Maria fundada em 1525 e Cartagena oito anos depois. A colonização do interior foi comandada por Gonzalo Jiménez de Quesada, que derrotou os chibchas e fundou a cidade de Bogotá em 1538. A região foi inicialmente parte do vice-reinado do Peru, mas com o estabelecimento, na primeira metade do século 18, do vice-reinado de Nova Granada, sobreveio um novo status político.
A Guerra dos Mil Dias (1899-1902), encorajada pelos EUA, levou à separação do Panamá em 1903. A violência estourou novamente em 1948 e passou da área urbana para a rural, precipitando um governo militar entre 1953 e 1958. Uma democracia semi-representativa foi restaurada e chegou-se a um grau de estabilidade política; a economia colombiana recuperou-se dos contratempos do início dos anos 70, com a diversificação da produção e o aumento dos investimentos estrangeiros. A agricultura é a principal fonte de renda da Colômbia, mas estima-se que o comércio de drogas ilegais fornece 80% da cocaína no mercado mundial.
Redação Terra
| |
|