NotíciasEspeciais6 meses dos atentados

Capa
Homenagens
Os atentados
Imagens
Animações
Vídeos
As mudanças nos EUA
Relações Internacionais
Terrorismo integra a linguagem do mundo
EUA em Guerra
Os combates no Afeganistão
Invertia
Economia dos EUA mostra que deu a volta por cima
Insólito
Algumas vítimas voltaram ao noticiário depois dos atentados
 
Atentados mudaram o mundo

Segunda-feira, 11 de março de 2002

AP
Bombeiros revistam os escombros
no dia seguinte aos atentados
No dia 11 de setembro quatro aviões de passageiros foram seqüestrados simultaneamente nos Estados Unidos. Dois deles foram levados, pilotados pelos próprios seqüestradores, para Nova York e dois para Washington.

Os primeiros atingiram as torres gêmeas do World Trade Center, um símbolo do capitalismo e do sucesso financeiro dos norte-americanos. Um atingiu o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa. O último foi abatido pela Força Aérea na Pensilvânia e mais tarde soubesse que ele deveria ser lançado contra a Casa Branca.

Este foi o pior atentado terrorista contra os Estados Unidos. É uma resposta, de acordo com seus autores, a política externa intervencionista dos norte-americanos. Para alguns foi uma mostra da falta de eficiência dos sistemas de Defesa. Outros acreditam que esta é uma prova de que o mundo realmente se divide entre bons e maus, e claro os EUA são os mocinhos.

Mas esteja-se de que lado se estiver é inegável que o ataque provocou uma avalanche de mudanças. Aeroportos reforçaram a segurança, antraz virou palavra fácil no vocabulário, os EUA foram atacados em seu território - coisa inédita nos dois últimos séculos - e por último milhões de afegãos sentiram a fúria de uma super potência com raiva.

Leia mais
Rede de TV entrou no WTC depois dos ataques
A cobertura do Terra no dia dos atentados
Tudo sobre a crise iniciada pelos atentados



AFP
   

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade