O escritor britânico V.S. Naipaul, nascido em Trinidad-Tobago, venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2001. Ele era considerado um dos favoritos ao prêmio de US$ 1 milhão distribuído todos os anos pela Academia Real de Ciências Sueca. Segundo a academia, ele ganhou por combinar vários gêneros em um estilo próprio, que faz o leitor "ver a presença de histórias oprimidas".
Naipaul, considerado o principal escritor de romances produzido pelo Caribe, é conhecido por abordar a alienação e a sensação de estar excluído da sociedade. Suas obras vão de contos a livros de viagem.
Vidiadhar Surajprasad Naipaul nasceu em 1932, perto de Port of Spain em Trinidad e Tobago. Sua família descende de imigrantes do norte da Índia. O pai dele era jornalista e escritor. Em seu primeiro grande sucesso, "Uma Casa para o Sr. Biswas", publicado em 1961, ele descreve a Inglaterra pela visão de um imigrante indiano. Nos seus trabalhos mais recentes, ele descreve o impacto do colonialismo e do nacionalismo no Terceiro Mundo.
O escritor declarou, ao receber o prêmio, que o Nobel de Literatura é um "elogio inesperado" e uma homenagem à "Inglaterra e à Índia". "Estou absolutamente encantado. É um elogio inesperado", disse, em um comunicado. "É uma grande homenagem para a Inglaterra, meu país, e para a Índia, país de meus antepassados", acrescentou Naipaul, que reside na Inglaterra desde 1953.
Veja alguns de seus livros:
Entre os Fiéis: Irã, Paquistão, Malásia, Indonésia
Além da Fé: Indonésia, Irã, Paquistão, Malásia
Um Caminho no Mundo
O Enigma da Chegada: Romance em Cinco Partes
Guerrilheiros
Índia: um Milhão de Motins Agora
Os Mímicos
Uma Casa para o Sr. Biswas