Quatro instituições são as responsáveis por escolher os vencedores do Nobel. Os prêmios de Física, Química e Economia são escolhidos pela Real Academia Sueca de Ciências. A escolha do Nobel de Literatura é feita pela Academia Sueca, enquanto o da Paz fica a cargo do Comitê Nobel da Noruega. O prêmio de Medicina é concedido pelo Instituto Karolinska, com sede em Estocolmo.
» Real Academia Sueca de Ciências: criada em 1739 para "enriquecer e difundir os conhecimentos sobre matemáticas, ciências naturais, economia, comércio e artes aplicadas", é formada por 350 membros suecos (164 dos quais com menos de 65 anos) e 164 estrangeiros (que tenham exercido pelo menos dois anos na Suécia) eleitos de maneira vitalícia. Todos os acadêmicos presentes na votação podem pronunciar-se, de maneira que os titulares das cátedras de Economia contribuem para designação do Nobel de Química e vice-versa. O Prêmio Nobel de Economia, criado em 1968, é recompensado pelo Banco Central da Suécia (Riksbank).
» Academia Sueca: a Academia Sueca, criada em 1786, conta com 18 membros vitalícios (escritores, poetas, ensaístas, catedráticos) avalistas da língua sueca. Com a morte de um acadêmico, seus pares elegem um substituto.
» Comitê Nobel do Instituto Karolinska: agrupa 50 professores do Instituto de Medicina do mesmo nome. Uma vez eleitos por seus pares, os membros da Assembléia conservam sua cadeira até a aposentadoria profissional.
» Comitê Nobel da Noruega: o Nobel da Paz é atribuído por um comitê de cinco pessoas nomeadas pelo parlamento norueguês, que, no entanto, não devem prestar contas uma vez feita as indicações. Considera-se que o parlamento norueguês deve refletir sobre o equilíbrio das forças políticas do parlamento. Devido a uma série de escândalos que questionaram a independência do comitê, o parlamento norueguês decidiu, em 1977, nomear ex-deputados e outras personalidades políticas sem mandato parlamentar ou governamental.
Normas de nomeação e seleção
No começo, mais de três pessoas podiam dividir um Prêmio Nobel, embora isto nunca tenha ocorrido. Desde 1968, os estatutos da fundação restringem para três o número máximo de vencedores. Já em 1974, foi determinado que prêmios póstumos poderiam ser entregues desde que a pessoa tenha morrido após ter sido anunciada como vencedora. Estes são os passos para a escolha:
1. Todo ano, os respectivos comitês enviam convites individuais para milhares de cientistas, membros de academias e professores universitários de todo o mundo, pedindo a eles que indiquem candidatos para o Prêmio Nobel do próximo ano. Those who are competent to submit nominations are chosen in such a way that as many countries and universities as possible will be represented.
2. Estas nomeações devem chegar aos respectivos comitês Nobel antes de 1º de fevereiro do ano da premiação.
3. As nomeações são avaliadas pelos comitês com a ajuda de especialistas. Quando os comitês fazem sua seleção entre os candidatos nomeados e apresentam suas recomendaões para as instituições que concedem os prêmios, são votados os laureados.
4. A escolha dos laureados é anunciada imediatamente depois dos votos, em outubro de cada ano.
5. Os prêmios são entregues em uma cerimônia no Salão de Concertos de Estocolmo, em 10 de dezembro (aniversário da morte de Alfred Nobel). O Prêmio Nobel da Paz é entregue no mesmo dia, na prefeitura de Oslo.
O procedimento de nomeação de candidatos para os Nobel varia de acordo com as instituições que concedem os prêmios.