O Prêmio Nobel de Medicina de 2001 foi atribuído conjuntamente esta segunda-feira ao norte-americano Leland H. Hartwell e aos britânicos Timothy Hunt e Paul M. Nurse, por suas descobertas relativas ao "ciclo celular", anunciou em Estocolmo o Instituto Karolin.
"Os três laureados do Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina deste ano fizeram descobertas de grande importância sobre o mecanismo de controle do ciclo celular", anunciou o instituto, que concede o prêmio. Os três cientistas identificaram as moléculas chaves que controlam esse ciclo, cujo funcionamento é o mesmo nas plantas, animais e no homem.
Essas descobertas biológicas fundamentais são sumamente importante para tudo que se relaciona com o cresciment das células. Os resultados dessas pesquisas permitiram, por exemplo, compreender melhor as alterações do genoma nas células cancerosas e podem abrir novos caminhos para o tratamento das enfermidades cancerosas, assinalou o instituto.
O americano Leland H. Hartwell, nascido em 30 de outubro de 1939, trabalha no Fred Hutchinson Cancer Research Center de Seattle (EUA). Foi recompensado pela descoberta de uma categoria de genes que controla o ciclo celular. Um desses genes desempenha um papel central no início de um novo ciclo, pelo que foi denominado "start". Hartwell desenvolveu igualmente a noção de "pontos de control" (checkpoints), que permitiram um estudo inovador do ciclo celular.
O britânico Paul Nurse, nascido em 25 de janeiro de 1949, trabalha no Imperial Cancer Research Fund de Londres. Nurse identificou, mediante métodos genéticos e de biologia molecular, um dos fatores-chaves da regulação do ciclo celular, as quinasas dependentes das ciclinas (CDK), e demonstrou que a função das CDK se conservou ao longo de toda a evolução. As CDK ativam o ciclo celular mediante uma reação química (a fosforilação) com outras proteínas.
O britânico Tim Hunt, nascido em 19 de fevereiro de 1943, trabalha também no Imperial Cancer Research Fund de Londres. Foi recompensado pela descoberta das ciclinas, as proteínas que regulam a ação das CDK. Hunt descobriu a degradaçao das ciclinas no momento da divisão celular, um mecanismo que é essencial para a regulação do ciclo nuclear.
Os três premiados, que dividirão dez milhões de coroas sueca (US$ 900 mil), receberão o laurel no próximo dia 10 de dezembro, em Estocolmo.