As principais guerrilhas palestinas
O crescimento da violência nos conflitos se deve, em parte, às guerrilhas. Os grupos são responsáveis por atentados que causam numerosas mortes e geram reações intempestivas de Israel.
Fatah
|
Fatah tem papel fundamental nos conflitos (AP)
|
Maior facção da OLP, é a corrente política de Arafat e prega o nacionalismo. Foi fundada nos anos 50. As atividades guerrilheiras começaram em 1965. O grupo foi o primeiro a atacar com armas Israel e o primeiro a dar passos em direção à paz. Seu emblema mostra o mapa da palestina sob duas mãos agarrando rifles.
Fonte: Reuters
|
Jihad Islâmica
Fundada em 1975 por estudantes palestinos no Cairo, a Jihad Islâmica foi organizada na Faixa de Gaza por Fathi Shikaki, que permaneceu no comando até ser assassinado, em outubro de 1995, numa ação atribuída a Israel. O grupo é contra os acordos de paz entre a OLP e Israel e vem atacando alvos israelenses. Seu emblema mostra um mapa da Palestina sobre a mesquita do Domo da Rocha.
Fonte: Reuters
|
Hamas
Grupo islâmico, foi criado em 1987. Seu braço militar, a brigada Izz el-Deen al-Qassam, promoveu em 1996 atentados suicidas a bomba em Israel. Rival da Fatah, o Hamas fez oposição aos acordos de paz assinados por Arafat, alegando concessões de território. O logotipo do grupo tem duas espadas cruzadas sobre a mesquita do Domo da Rocha, em Jerusalém. Ao lado há duas bandeiras palestinas com as inscrições Não há outro Deus a não ser Alá e O Profeta Maomé é o Mensageiro de Deus. No topo há um mapa da Palestina.
Fonte: Reuters
|
Força 17
Fundada em 1974 no Líbano, a Força 17 foi formada pela OLP em resposta à milícia libanesa Força 16, que combatia a presença palestina no país. Os guarda-costas de Arafat são membros da Força 17. O grupo tem papel menor nos atuais conflitos, apesar de sua sede em Khan Yunis, em Gaza, já ter sido atingida por mísseis.
Fonte: Reuters
|
Redação Terra
volta
|