Desde outubo de 1998 até hoje, a saúde de Augusto Pinochet Ugarte se deteriorou drasticamente. Tanto, que por razões humanitárias lhe foi permitido deixar a Inglaterra e não ser extraditado para a Espanha. Agora, no Chile, novamente sua saúde física e mental ocupará um papel importante no julgamento do caso da Caravana da Morte.
O general Augusto Pinochet, viajou a Londres, em outubro de 1998 para submeter-se a uma operação de hérnia lombar. Desde então sua saúde, que já estava deteriorada, sofreu vários reveses que o obrigaram a submeter-se a uma sucessão de exames e consultas que diagnosticaram 12 enfermidades.
Antes de viajar a Londres, o general tinha um longo histórico médico que incluía as seguintes enfermidades: asma, neuropatia diabética, problemas de coração, hipotiroidismo, diabetes do tipo 2, gota, rinite, bocio multinodular, artrose no joelho esquerdo, surdez, descompensação da zona lombar, sintomas prostáticos, ataques isquémicos, falhas de memória e traços característicos do mal de Parkinson.
Na Inglaterra, Pinochet sofreu uma progressiva deterioração de sua saúde física e psicológica, que o levaram a padecer uma série de moléstias como: a obstrução das vías urinárias, quadro gripal, bronquite, insensibilidade das pernas, sucessivos desmaios, descompensação diabética e baixas de pressão, entre outras.
Atualmente, a falta da sensibilidade das plantas dos pés o obriga a caminhar com a ajuda de uma bengala. Além disso nos últimos meses, tem sofrido um aumento de seus problemas de memória, junto aos típicos trastornos trasidos pela idade como a incapacidade de vestir-se sozinho, a necessidade de ajuda para levantar-se e para mover-se.
Alguns dos exames que Pinochet realizou nos últimos tempos são:
18 de maio de 1999: ecografía renal pela obstrução das vías urinárias no hospital The Princess Margaret de Londres.
26 de maio de 1999: controle oftalmológico
26 de agosto de 1999: exame médico completo
12 de setembro de 1999: encefalograma e exame cerebral, chamado neuroexpec.
23 de setembro de 1999: revisão do sistema urológico
5 de janeiro de 2000: exames neurológicos e geriátricos em Londres
2 de março: exame geral no Hospital Militar
21 de marzo de 2000: exame de diagnóstico por imagen na Clínica Las Condes
A saúde de Augusto Pinochet volta a ter importância porque a lei chilena estipula que toda pessoa com mais de 70 anos, que estiver sendo julgada, deve ser submetida a examenes médicos e psicológicos para determinar se se encontra em pleno gozo de suas capacidades físicas e mentais. No momento a família do ex general se recusa a somete-lo a estes exames porque os considera una desonra.
|