Com as novas descobertas sobre a cefaléia, hoje, um dos principais papéis do cirurgião bucomaxilofacial está no emprego de técnicas modernas para diagnosticar as disfunções de ATM (articulação têmpuro-mandibular) e corrigi-las.
Alguns hospitais já possuem esse serviço especializado, realizando tratamento clínico e cirúrgico com o emprego de equipamentos como tomógrafos computadorizados, aparelhos de ressonância nuclear magnética e artroscopia, para colocar em ordem a ATM indisciplinada. Para o cirurgião Luís Fernando Lobo Leandro, "é importante lembrar que o diagnóstico deste tipo de dor deve ser feito por um cirurgião bucomaxilofacial, através de diveros exames clínicos, radiológicos e até hormonais".
De acordo com ele, "muitas pessoas sofrem de dor de cabeça durante anos, consultam neurologistas e outros especialistas, e só depois lembram de procurar o dentista. O que elas não sabem é que, muitas vezes, uma simples mudança de hábitos pode resolver o problema".
Mas ele destaca que, quando o quadro é grave, às vezes, só a cirurgia resolve. "Daí a importância de fazer o diagnóstico o mais cedo possível". Para os mais assustados, o dr. Luís Fernando explica que a cirurgia é bastante simples, e que, se acompanhada de fisioterapia, pode acabar para sempre com aquela dor de cabeça que tanto atrapalha as atividades diárias e a qualidade de vida.