Dr. Hugo, muito obrigado por ler a minha pergunta. Tenho 34 anos, sou solteira, namoro. Desde pequena já havia decidido não ter filhos. E hoje esta é minha decisão! Portanto, não desejo mais mestruar! Então, por que todos os ginecologistas que consultei disseram que eu não posso retirar o meu útero? O que há de errado em retirar um órgão que, a meu ver, não me faz e nem me fará falta?
Jorja, 34 anos.O útero na mulher é o órgão que tem por única finalidade a gestação. Uma vez que não se deseja a gestação ou que a mulher esteja já fora de idade reprodutiva, ele perde a sua função.
Porém, como outros órgãos do organismo que com a idade perdem a função, não tem por este exclusivo motivo a indicação de sua retirada. Ela é indicada apenas se o útero apresentar alguma patologia de tratamento cirúrgico, como é o caso dos miomas uterinos.
A histerectomia, como é chamada a cirurgia de retirada do utero, é um procedimento complexo, com os seus riscos. Ela não deve ser escolhida como método anticoncepcional, já que dispomos de métodos eficazes e com risco de gravidez praticamente zero.
Quanto à suspensão da menstruação, de fato, retirando-se o útero existe a suspensão, pois o órgão que causa a menstruação não existe mais. Mas não se justifica sua retirada apenas para suspendê-la, já que existem medicamentos capazes de fazer isso.
Dr. Hugo Joaquim