Vou fazer uma cirurgia na qual vão ser retirados útero e ovários. Quero saber se, depois da cirurgia, a mulher sente prazer, e mais detalhes sobre o que pode acontecer comigo no futuro. Tenho muito receio do futuro e estou com medo.
Lucélia, 26 anosUma mulher que faz a retirada do útero e ovários com 26 anos, em periodo reprodutivo, com os ovários em pleno funcionamento sob o ponto de vista de produção de óvulos e produção de hormônios, deve ter uma indicação muito precisa e séria de cirurgia. Habitualmente, isto ocorre em situações de câncer de ovário, o que é pouco freqüente em mulheres jovens.
Caso a cirurgia ocorra, esta mulher não mais poderá engravidar pois, além de não possuir ovários para a produção de óvulos (o que poderia ser remediado com a doação dos mesmos nos processos de fertilização asssistida), não terá o utero para o armazenamento e desenvolvimento do embrião.
Esta paciente teria que fazer reposição hormonal pelo resto de sua vida, pelo menos até uma idade em torno dos 50 anos, quando entraria naturalmente na menopausa. Caso contrário, sofrerá desde já as conseqüências da falta dos hormônios femininos, como as ondas de calor (fogachos), vagina seca com dor na relação sexual, osteoporose, etc.