"O tipo mais comum de dor de cabeça é o que chamamos de 'dor tensional episódica', causada por falta de sono, estresse, cansaço etc. Este tipo de dor pode ser tratado com analgésicos, e passa rápido", descreve a neurologista Célia Roesler, da Sociadade Brasileira de Cefaléia.
"Mas existem dores de cabeça que são sintomas de problemas de saúde. Uma delas é a enxaqueca, que é causada por uma disfunção na química do cérebro. Outra é a cefaléia em salvas, que é causada pela inflamação do nervo trigêmeo. E há muitas mais, como a dor da sinusite e da meningite, por exemplo", explica. "Para essas dores, o remédio analgésico não só não faz o efeito esperado, como acaba criando uma espécie de efeito rebote: ao acostumar o cérebro a não produzir a endorfina, que é um analgésico natural, acaba aumentando a dor", alerta ela.
Por isso, não espere mais: se você sofre de dor de cabeça com freqüência, vá ao médico. Veja algumas dores freqüentes:
Dor causada por problemas de visão:
Esta dor costuma se apresentar como um "peso" sobre os olhos, e se caracteriza por aumentar no final do dia.Dor causada pela sinusite:
Aparece junto com outros sintomas, como vias resporatórias congestinadas (especialmente o nariz) e febre.Dor causada por inflamação do trigêmeo:
Uma das dores causadas pela infamação do nervo trigêmeo é a cefaléia em salvas, que atinge principalmente os homens. Uma de suas características é a de aumentar com o repouso, o que faz com que o doente fique agitado com a extrema intensidade da dor.Dor causada pela enxaqueca:
É mais comum em mulheres. Aparece junto com naúseas e provoca grande sensibilidade à luz e ao barulho.Dor causada por tumor:
Em geral, esta dor, que é muito intensa, aparece de repente, e piora com o esforço físico.Dor causada por hipertensão:
Concentra-se mais na nuca. Deve ser observada com muita atenção, pois a hipertensão pode causar acidentes vasculares cerebrais (ou "derrames").