DICAS
Dica 1
O desejo de abrir uma empresa é apenas o começo para se lançar no mercado.Com um estudo de mercado, você saberá quais são as OPORTUNIDADES e os RISCOS que a atividade oferece.
Dica 2
Para verificar a viabilidade financeira do negócio, é necessário um estudo de INVESTIMENTOS e do RETORNO DO CAPITAL INVESTIDO. Esse estudo é feito com a previsão de produção, vendas, despesas e receitas dos primeiros meses de vida.
Dica 3
O sucesso de qualquer empresa depende de várias decisões que você deve tomar antes de abrir as portas.
Para definir essas decisões, você deve PESQUISAR E ELABORAR UM PLANO DE NEGÓCIO.
Dica 4
No Plano de Negócio da sua empresa, que ajuda nas tomadas de decisões, devem constar os seguintes tópicos:
- Análise de Mercado (consumidor, fornecedor e concorrentes)
- Tecnologia a ser utilizada (como fazer? Quais são os processos de produção e fabricação?)
- Aspectos Financeiros (volume de capital necessário e tempo de retorno do investimento)
- Aspectos organizacionais (definição de funções, responsabilidades dos sócios e colaboradores e relações humanas)
Dica 5
Faça sua pesquisa de mercado criando um questionário com os dados a serem levantados. Leia publicações específicas do mercado e busque informações com consultores ou empresas das áreas de estatística e pesquisa mercadológica.
Dica 6
O mercado consumidor representa o conjunto de todos os consumidores (homens, mulheres, adultos, crianças, empresas públicas ou privadas). Esse mercado precisa de um tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece. Ele é o início de tudo para sua empresa. Portanto, para ter negócio, faça uma boa pesquisa de mercado e identifique seus consumidores.
Dica 7
Para garantir que o cliente escolha a sua empresa, é preciso saber o que ele quer. Oferecer ao cliente o produto que ele deseja é o melhor meio de garantir vendas e o crescimento da sua empresa.
Dica 8
Se você já tem idéia da atividade econômica que pretende se dedicar, descubra seu mercado consumidor. Nem todas as pessoas ou empresas são seus clientes. Mesmo que sua empresa tenha vários tipos de consumidores, haverá sempre um grupo em destaque.
Dica 9
Para enxergar mais claramente o seu mercado consumidor, procure responder as seguintes perguntas:
- Qual será o produto principal você vai vender?
- Quem são os seus clientes?
Dica 10
Descubra empresas e pessoas que ofereçam produtos ou serviços idênticos ou semelhantes aos seus. Pode-se aprender muito com a análise dos acertos e erros dos concorrentes.
Dica 11
Lembre-se que os FORNECEDORES são importantíssimos. Portanto, levante todas as informações a seguir:
- Quais são os produtos/serviços que sua empresa consome na produção e/ou comércio?
- Quem são os seus principais fornecedores de produtos e/ou serviços?
- Como trabalham seus fornecedores? (preços, prazos praticados, condições de pagamento, qualidade, garantia, etc). Além destes fornecedores, você conhece outros dos quais ainda não compra?
Dica 12
A legislação brasileira está sujeita à alterações constantes. É indispensável que o empreendedor solicite informações atualizadas sobre exigências legais às autoridades fiscais e confirme com seu contador responsável.
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