As praias
Praia Grande
Com 2 mil metros de extensão, é a praia preferida para banho. Aqui se concentra a maioria dos turistas e ocorrem shows no palco do calçadão.
Praia de Itapeva
Tem 6 mil metros de extensão e localiza-se após o Parque da Guarita. Tem esse nome devido ao Morro da Itapeva que em tupi guarani significa "pedra chata".
Prainha (ou Praia do Meio)
Possui 600 metros de extensão. É a praia mais tranqüila de Torres, e por, possuir solo rochoso, é muito procurada por suas belezas naturais.
Praia da Cal
A praia recebeu esse nome porque até 1940 existiam vários fornos de torrefação de conchas, caramujos e mariscos para a fabricação de cal mineral para produtos químicos. Antigamente era uma praia somente de pescadores, começando a receber turistas e veranistas a partir de 1942. Hoje seus habitantes são na sua maioria de Caxias do Sul, uma cidade gaúcha de origem italiana. É um dos locais preferidos para a prática do surfe. Em frente a Praia do Cal existem a praça Nossa Senhora dos Navegantes, que possui uma imagem da santa padroeira dos pescadores e navegantes. Em outras religiões, é chamada Iemanjá, que é a rainha do mar. Sua festa é tradicionalmente comemorada em 02 de fevereiro.
Praia dos Molhes
Os molhes foram construídos de 1968 a 1970 para fixação da foz do rio e para facilitar a saída de barcos pesqueiros. Tem a extensão de 250 metros e por falta de verba a construção está inacabada (seriam necessários mais duzentos metros de cada lado).
Antigamente, a foz do rio situava-se mais ao norte. Com a construção dos molhes, formou-se um braço morto, e as terras situadas entre a antiga e a nova foz agora pertencem à marinha.
Praia da Guarita
Localizada no Parque da Guarita, é a praia mais bela de Torres, rodeada pelas torres Centro, Sul e Guarita. Não é aconselhável o banho junto às pedras. Possui mini-trilhas ecológicas, viveiro de jacarés, vegetação nativa, banhados preservados e pequenas dunas na encosta da Torre do Meio.
Redação Terra
|