Roteiros ecológicos
Parque da Guarita
Os desenhos dos jardins foram feitos pelo famoso paisagista Burle Marx, com a ajuda do ecólogo José Lutzemberger. Uma das atrações da Praia da Guarista é o lindo anfiteatro natural (foto) cercado por um lago artificial, que durante o verão é palco de várias apresentações culturais. Para matar a fome dos visitantes que passam pelo local, há um restaurante típico combinando com a paisagem, com pedras retiradas da Torre Sul na paredes e telhado de palha Santa Fé.
Morro do Farol
Conhecido como Torre Norte por ser a primeira torre a ser vista no sentido norte-sul, o Morro do Farol tem esse nome devido à construção do primeiro farol da região em 1912. Construído em madeira, o sinalizador possuía uma roda no topo com janelas coloridas em vermelho, amarelo e branco, que giravam em torno de um lampião a gás, que em 1935, foi derrubado por uma tempestade.
O farol atual tem 18 metros de altura, acendendo de 8 em 8 segundos, sendo visto em noites claras a uma distância de 8 milhas marítimas ou 12 Km. O chapadão mais elevado do morro tem cerca de 600 metros de largura e sua altitude superior é de 46 metros e meio. Ao pé do morro, no lado do mar, existe uma gruta, de Nossa Senhora Aparecida e uma fonte de água puríssima, outro local muito visitado pelos turistas.
Trekking no Morro das Furnas
O roteiro do trekking oferece uma vista completa das belezas do litoral de Torres.
escadarias dão acesso às Furnas do Diamante, do Cristal e Furna Grande
visão das Furnas de Garagem, acesso às Furnas Inacabadas através da Pontezinha
visão do Portal
vegetação nativa no topo do morro onde se encontra o capitel com a lagoinha dos suspiros (formação natural).
Rio Mampituba
O rio que faz divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina é uma das atrações turísticas de Torres. Na linguagem dos indígenas, tanto pode ser Pai do Frio, Boipetiba, "rio de muitas curvas" ou serpentes (cobras chatas).
Ilha dos Lobos
A única reserva ecológica do país onde existem lobos ou leões marinhos. A ilha em si é um fenômeno geológico, sendo uma continuação da Serra Geral que corta o Brasil. O paradouro de lobos marinhos é também seu local de acasalamento. É proibido qualquer tipo de pesca ou caça marinha, bem como o desembarque no local. Fica a 1800 metros da Praia Grande, e seu relevo não ultrapassa 2 metros. Já foi causa de muitos naufrágios em dias de tempestade. O último navio a afundar na região foi o HAWAII, em 1965, e suas âncoras encontram-se na Praia da Cal, uma ao lado direito da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e a outra no jardim de uma casa, defronte a praça. Opções para chegar no local: Barcos Marina e Barcos Flamingo.
Pedalinhos da Lagoa do Violão
Horário: 8h30min às 22h
Endereço: Rua José Maia Filho, Centro - Telefone: 626-2982
Passeios de Barco
(Flamingo) Rio Mampituba
Ao lado da Ponte Pênsil
Horário: 8h30min às 19h
Telefone: 664-2364
(Marina) Rio Mampituba
Embaixo da Ponte Pênsil
Horário: 8h30min às 19h
Telefone: 626-2933
Paraglider e Rapel
Saltos de paraglider no Morro do Farol e prática de rapel em paredões.
Surfe
Pegue ondas nas praias do Cal, Prainha, Barra, Baronda e Farol.
Redação Terra
|