A excentricidade do aviador Alberto Santos Dumont pode ser conferida em uma casinha à Rua do Encanto, s/nº, em Petrópolis, cujo primeiro degrau só pode ser pisado com o pé direito. O lugar onde passava as férias é hoje um museu. Ele funciona de terça a domingo, das 9h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone: (24) 2247-3158
A residência foi projetada pelo engenheiro Eduardo Pederneiras - o mesmo idealizador do Copacabana Palace -, em 1918. Além das cartas, fotos, esboço de projetos e objetos pessoais, chama a atenção a engenhoca que o também inventor Dumont desenvolveu para tomar banho quente no friozinho da serra: um chuveiro a álcool.
Também vale uma visita rápida à residência que pertenceu ao Barão de Mauá e atualmente é sede da prefeitura, na Praça da Confluência. Na entrada, uma sala com móveis antigos pode ser apreciada. Logo depois, uma espécie de jardim de inverno mostra uma "certa" tecnologia da época - os vidros bem no alto do cômodo eram abertos e fechados por manivelas, para regular a entrada de ar e de sol.
O Palácio Rio Negro (Rua Koeler, 255), construído pelo Barão do Rio Negro em 1889, foi, até os anos 60, a residência oficial de verão dos presidentes. Em 1997, Fernando Henrique Cardoso voltou a dar uso à casa. Algumas dependências estão abertas à visitação.
Dê uma passadinha na Catedral São Pedro
Visite o Palácio da Quitandinha
Confira hotéis em Petrópolis
Veja a previsão do tempo na cidade
Redação Terra