Fronteiras & advertências

O Cáucaso é um lugar incrível para se viajar, com muita cultura, história e pessoas incrivelmente hospitaleiras. É também um destino barato. No entanto, alguns problemas existem na região e entre países vizinhos, como em quase todas as partes do mundo. Para que sua viagem transcorra de forma tranquila vale à pena estar informado e prestar atenção às seguintes advertências:

Armênia
O país travou uma guerra na década de 1990 com o vizinho Azerbaijão pelo controle do minúsculo território de Nagorno-Karabakh, que se considera independente. Não é recomendado visitar Karabakh desacompanhado e caso você tenha um visto para o território não poderá entrar no Azerbaijão. Por conta da guerra e da disputa ainda não resolvida, a Armênia e o Azerbaijão não possuem relações diplomáticas e as fronteiras entre os países estão fechadas. É necessário transitar através da Geórgia para ir de um país ao outro.

A Armênia também não possui relações diplomáticas com a Turquia desde 1993 e as fronteiras entre os dois países também permanecem fechadas. O visitante não encontra qualquer dificuldade, no entanto para visitar ambos os países.

Azerbaijão
Por conta da guerra na década de 1990 do Azerbaijão com a Armênia, Nagorno-Karabakh só pode ser visitado a partir do lado armênio, mas não é recomendado fazer isso desacompanhado. Caso você tenha um visto para Karabakh, não poderá entrar no Azerbaijão. Alguns policiais de fronteira são também reticentes em deixar turistas que tenham vistos armênios em seus passaportes entrar no país. Se você pretende visitar ambos os países, convém ir primeiro ao Azerbaijão.

A Armênia e o Azerbaijão não possuem relações diplomáticas e as fronteiras entre os países estão fechadas. É necessário transitar através da Geórgia para ir de um país ao outro. O Azerbaijão possui fronteiras com o Cáucaso russo, mas elas estão fechadas para cidadãos estrangeiros.

Geórgia
A Geórgia possui dois pequenos territórios que se declararam independentes com o apoio da Rússia em 2008 – a Ossétia do Sul e a Abcázia. Visitas à Ossétia do Sul não são recomendadas por questões de segurança. A Abcázia é linda e pode ser visitada a partir da Geórgia. Entrar na Abcázia a partir da Rússia é considerado crime pelas leis locais e o visitante pode ter sérios problemas. É possível, entretanto, seguir da Abcázia para a Rússia desde que não se retorne por terra ao território. As demais fronteiras entre a Geórgia e a Rússia estão fechadas. Tbilisi, a capital do país, é o centro ideal para viagens tanto à Armênia quanto ao Azerbaijão.

Rússia – Cáucaso
O sudoeste do Cáucaso russo é onde se realizarão os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. A região é belíssima e os principais polos turísticos são Sochi e Krasnaya Polyana. É possível fazer excursões ao território da Abcázia a partir de Sochi, mas ao cruzar a fronteira russa em direção a Abcázia o visitante fica impedido de entrar na Geórgia (vide acima). Há ainda a opção de realizar excursões à maior montanha da Europa, o Monte Elbrus. Viagens à leste deste ponto não são permitidas pelas autoridades russas, pois os territórios separatistas da Chechênia, Daguestão e Inguchétia ficam muito próximos e podem ser perigosos para turistas.

foto: Getty Images