Turismo Roteiros  
Sites relacionados
Caravela Hotéis
Ecovias
Rumbo
TV Turismo
Boletim
Receba as novidades de Terra Turismo, de graça, em seu e-mail
Fale conosco
Envie críticas e sugestões
Peru

Cuzco: a cidade mais antiga da América

Terra Chile
Cuzquenhos são famosos pela hospitalidade
Leia mais
  Introdução
  Cuzco: a mais antiga da América
  Machu Picchu: a jóia do Peru
  Como chegar
  Vida noturna e maiores atrações
  Onde ficar
  Serviço: outras informações
 
Povoada desde o século VII, Cuzco disputa com a capital mexicana a honra de ser a cidade mais antiga da América. Foi a capital econômica e militar do Vice-Reinado do Peru, e recebeu o inesquecível (e extenso) nome de "A muito nobre, muito leal Cabeça dos Reinos do Peru, Santiago de Cuzco". No século XX, foi honrada como capital arqueológica da América do Sul e Patrimônio Cultural da Humanidade.

Apesar do legendário vale de Huatanay ter sido habitado pela pouco conhecida cultura Chanapa séculos antes da chegada dos incas, sua origem histórica está unida à lenda de fundação do império do Tawantisuyo. Entre os séculos XI e XII, várias tribos quíchuas, vindas da região do lago Titicaca, se instalaram na região, fundando a cidade de Cuzco.

Império

Conta a lenda que das águas do Titicaca saíram Manco Capác e Mama Ocllo, filhos do deus-sol (Inti), que fundariam no monte Huanacaure o grande estado inca. Apenas um século antes da vinda dos espanhóis, os incas iniciaram uma grande expansão que englobou desde o sul da Colômbia até a ribeira do Aconcágua (região centro-norte do Chile) e o noroeste da Argentina. Era o maior império do Hemisfério Ocidental. Cuzco foi um grande centro de difusão cultural, sobretudo artística.

Começou assim um importante intercâmbio cultural. Em 1536, a sangrenta rebelião de Manco Inca arrasou a cidade. Os muros incas sobreviventes se tornaram o cimento de futuras construções coloniais, principalmente religiosas. Depois de Lima, foi o centro mais poderoso da dominação espanhola na América.

A praça de armas de Cuzco foi testemunha, em 1780, da morte de Tupác Amaru II, um dos maiores defensores da independência da América. A Cuzco contemporânea, produto de uma selvagem mas criativa mistura, respira história e é destino obrigatório para o turismo nacional e estrangeiro.

Redação Terra

volta para a capa
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade