Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

Últimas Notícias

Tiroteio em Tolerância: uma tarefa para os técnicos em efeitos especiais

UDepois da folga de segunda-feira, as filmagens de Tolerância recomeçaram ontem em ritmo de tiroteio no mini-zôo do Parque da Redenção em Porto Alegre. Dois técnicos em efeitos especiais vieram do Rio de Janeiro com a parafernália necessária às cenas de assassinato de um dos personagens. Flávio Braga e Luis Carlos Quintarelli, conversaram sobre o funcionamento desse tipo de trabalho no país.

Em princípio, Quintarelli, 26 anos, citou os efeitos que estão sendo utilizados nessas cenas: tiro no corpo, tiro na testa e tiro na perna. Ele explicou que para os tiros é utilizada uma placa de proteção ao ator, feita de metal. Dentro dessa placa, há um preservativo, "uma camisinha mesmo, cheia de sangue cenográfico importado", afirma.

Além do sangue,  é inserida na placa uma espoleta elétrica, que é acionada por um interruptor ligado a uma bateria de 9 volts. O técnico carioca também acrescenta que a explosão pode "ser acionada por controle remoto dependendo do caso". O que vemos e ouvimos na tela é a explosão e o baru-lho, seguida de fumaça e de sangue jorrando pelo corpo do ator ou atriz.

Nem só de tiros e mortes vive essa dupla, eles também fazem explosões, chuvas e trovoadas, como as do comercial do carro Mercedez Classe A, que está sendo veiculada na televisão. Com 8 anos de trabalho no mercado, a dupla tem trabalhado em todas as novelas da Rede Globo desde Fera Ferida, além de especiais como o da Xuxa e programas humorísticos como Renato Aragão e Casseta & Planeta. No cinema, fizeram Bela Dona e O Cangaceiro, entre outros. Com a Casa de Cinema este é o primeiro trabalho.

Mesmo assim, Braga, 28 anos, acredita que é muito complicado trabalhar com efeitos especiais no Brasil, pois na maioria das vezes, os diretores tem pressa e querem o mais simples. Contudo, ele adianta que em Tolerância está havendo "apoio do diretor, por isso podemos fazer um estudo mais aprofundado até chegar ao ponto que ele quer".(Adriana Amaral)

Confira Também

- Para Maitê Proença, o roteiro de Tolerância conta uma estória surpreendente
- Márcio Kieling acredita que Tolerância irá atrair o interesse das pessoas

- Rapidinhas 2
- Nelson Diniz considera a Casa de Cinema a melhor produtora de Porto Alegre
- O Cinema é a grande paixão de Roberto Bomtempo

- Perfil - Maria Ribeiro e Ana Maria Mainieri
- Rapidinhas

Veja os outros integrantes do elenco, acompanhe o diário da filmagem, confira o Glossário de Termos Técnicos de Cinema e imagens exclusivas do set.

Capa

Copyright © 1996-1999 ZAZ. Todos os direitos reservados. All rights reserved.