O Exterminador do Futuro estreou em 1984 e foi responsável pela carreira notória de Arnold Schwarzenegger, hoje governador do estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A produção de orçamento modesto (US$ 6 milhões) tornou-se um dos filmes de maior sucesso da história, apresentando efeitos especiais inovadores para a época. Junto com O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final e O Exterminador do Futuro: A Rebelião das Máquinas, a cinessérie é uma das franquias mais rentáveis de Hollywood.
Escrito e dirigido por James Cameron, O Exterminador do Futuro apresentou ao mundo o modelo 101 da Cyberdyne Systems, o T-800 (Schwarzenegger), mandado de volta ao passado pela inteligência artificial que o criou, a Skynet, para impedir que o futuro líder da resistência venha a nascer. Mas este líder também envia um soldado humano de volta, Kyle Reese (Michael Biehn), para proteger Sarah Connor (Linda Hamilton), com quem acaba tendo um filho, John, que se tornará o maior antagonista da Skynet.
O segundo filme O Exterminador do Futuro de Cameron, O Exterminador do Futuro 2: o Julgamento Final, lançado em 1991, foi um fenômeno internacional de bilheteria. A história mostra Sarah Connor, agora internada em um manicômio judiciário, e o seu filho já adolescente, John Connor (Edward Furlong), enfrentando um sofisticado exterminador T-1000 (Robert Patrick), que a Skynet enviou de volta ao passado para assassiná-lo. Porém o futuro Connor também envia um exterminador T-800 (Schwarzenegger) reprogramado para protegê-lo algumas décadas antes. Juntos, Sarah, John e seu novo aliado tentam derrotar o T-1000 e impedir o julgamento final.
O diretor Jonathan Mostow encerrou a primeira trilogia em 2003 com O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas, no qual o evento apocalíptico que John Connor (Nick Stahl) e sua mãe passaram as suas vidas tentando impedir - o julgamento final - se transforma no pesadelo nuclear do planeta a mando da Skynet.
O Exterminador do Futuro 3 foi co-escrito por John Brancato & Michael Ferris, que retornou à franquia assinando o roteiro de O Exterminador do Futuro: A Salvação. Dirigido por MCG, o quarto filme da série é ambientado no ano de 2018, quando o julgamento final já ocorreu, aniquilando a civilização moderna. A história centra-se na guerra entre a humanidade e a Skynet. Enquanto isso, John Connor (Christian Bale) luta para salvar seu pai, Kyle Reese (Anton Yelchin), que no filme é apenas um adolescente.