Belo Horizonte - América-MG e Fluminense empataram, por 1 a 1, neste sábado, no estádio Independência, pela Copa João Havelange. Com o resultado, a equipe mineira que ocupava a lanterna, conquistou o seu primeiro ponto na competição em quatro jogos. O Fluminense chegou aos nove pontos em seis partidas disputadas. Henrique marcou para o América, enquanto Agnaldo empatou para os cariocas.
Os 45 minutos iniciais foram sonolentos. As duas equipes erraram em demasia e o resultado de 0 a 0 traduziu a falta de criatividade mútua. O América até que começou melhor, explorando as arrancadas do lateral-direito Paulo César. A reduzidíssima torcida americana que compareceu ao estádio Independência só se manifestou quando o lateral arrancou desde o seu campo e tocou para o atacante Henrique que, numa disputa com o zagueiro Régis, caiu na área e ficou pedindo pênalti. O árbitro paulista Romildo Corrêa nada marcou para a revolta dos mineiros.
O América voltou mais impetuoso para o segundo tempo e inaugurou o placar aos 24 minutos. Num contra-ataque rápido, o atacante Wellington Amorim tabelou com o meia Arílson e cruzou da direita. A bola cruzou toda a área e, mesmo sem jeito, de barriga, Henrique completou para o gol, fazendo 1 a 0.
Depois do gol, no entanto, o América recuou e o Fluminense passou a pressionar em busca do empate.
Faltando sete minutos para o final do jogo, a equipe carioca só não chegou à igualdade com Alessandro, porque o lateral Paulo César salvou em cima da linha. Dois minutos depois, porém, o atacante Agnaldo aproveitou uma cobrança de falta da intermediária e, de dentro da pequena área, escorou para o gol de Milagres, igualando o placar. Pouco depois o mesmo Agnaldo ainda desperdiçou uma clara oportunidade para virar o jogo.
FICHA TÉCNICA: América-MG 1 x 1 Fluminense
Gols: Henrique, aos 24 minutos e Agnaldo aos 41 minutos do 2º tempo.
América-MG: Milagres; Paulo César, Wellington Paulo, André Figueiredo e Augusto; Edgar, Ruy (Fabrício, aos 11 minutos do 2º tempo), Claudinei e Arílson (Pintado, aos 34 minutos do 2º tempo); Henrique e Celso (Wellington Amorim, aos 18 minutos do 2º tempo). Técnico: Jair Pereira.
Fluminense: Murilo; Flávio, Régis, César e Jorginho (Fernando Diniz, aos 17 minutos do 2º tempo); Roberto Brum, Donizete Amorim, Fabinho (Marcão, aos 35 minutos do 1º tempo) e Roger (Alessandro, aos 22 minutos do 2º tempo); Agnaldo e Magno Alves. Técnico: Valdir Espinosa.
Árbitro: Romildo Corrêa (SP). Público: 2.311 pagantes.
Renda: R$ 22.254,00.
Cartões amarelos: Roberto Brum, Henrique e Celso.
Local: Estádio Independência.