Rio - O Atlético Mineiro venceu o Santos por 1 a 0, neste sábado, pela Copa João Havelange. O jogo, realizado no Mineirão, teve o goleiro Kleber, do Galo, como grande destaque. Claudiomiro, contra, fez o único gol da partida, que representou a primeira vitória da equipe mineira na competição.
Atlético Mineiro e Santos entraram em campo com bastante disposição. Valdir e Marques, no ataque mineiro, e Dodô e Edmundo, no comando santista, estavam com sede de gol e começaram muito bem a partida.
O meio-campo das equipes também mostrava-se eficiente. Caíco, para o Atlético, e Robert, para o Santos, criavam boas jogadas e deixavam os atacantes em boas posições para marcar.
Logo aos 7 minutos, Caíco invadiu a área com a bola dominada e colocou-se para chutar, porém bateu fraco e facilitou as coisas para Pitarelli.
O Santos foi prejudicado na primeira etapa por diversos impedimentos marcados erroneamente. Quando não foi atrapalhado pela arbitragem, o Peixe chegou com perigo. Aos 16 minutos, Michel invadiu a área e cruzou para o centro. Dodô dominoui e bateu forte, a bola passou perto do gol de Kleber.
O jogo foi esfriando aos poucos. As bolas paradas tornaram-se os principais lances de ataque. Aos 20 minutos, o zagueiro Célio Silva bate uma falta com violência e obriga Pitarelli a praticar boa defesa. O restante da primeira etapa arrastou-se sem mais emoções. O melhor estava reservado para o segundo tempo.
O Galo começou melhor os 45 minutos finais. Logo aos 5 minutos, Marques apareceu na cara de Pitarelle, porém o atacante do Atlético chutou em cima do goleiro santista e perdeu a oportunidade. Um minuto depois, Caíco cruzou da direita e Claudiomiro tentou desviar, porém o zagueiro do Santos errou feio e acabou desviando para as redes do seu próprio time, abrindo o placar no Mineirão para o Galo.
Após o gol mineiro, a equipe comandada por Giba iniciou uma busca intensa do empate. Aos 12 minutos, Robert puxou um contra-ataque e lançou Edmundo na área. O atacante entrou em velocidade e bateu forte, Kleber espalmou e afastou o perigo. A pressão continuava. Aos 13 minutos, Robert cruza da direita e Dodô, sozinho, cebeceia em cima do goleiro atleticano.
Kleber ia tornando-se o principal jogador da partida, praticando grandes defesas. Aos 16 minutos, Michel cruzou e foi a vez de Rincón cabecear, para outra intervenção do goleiro. No rebote, o colombiano tentou de novo, e a zaga do Galo afastou.
O Peixe continuava tentando. Aos 31 minutos, Edmundo cobrou falta da entrada da área e Kleber, novamente, salvou.
O Atlético Mineiro adminstrou o resultado enquanto o Santos buscava desesperadamente o gol de empate. Mas o Peixe não conseguiu, e o Galo conquistou sua primeira vitória na Copa João Havelange.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X SANTOS
Estádio: Mineirão (Belo Horizonte - MG)
Data - Hora: 19/01 - 15h45
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (RS)
Auxiliares: José Carlos Oliveira (RS) e Carlos Veras (RS)
Cartões amarelos: Cleison e Caçapa (Atlético-MG)
Gol:
ATLÉTICO-MG: Claudiomiro (contra, 51')
ATLÉTICO-MG: Kleber, Mancini, Célio Silva, Caçapa e Ronildo (Neguete, aos 91'); Gallo, Cleison, André Silva (Valdir, aos 82') e Caíco; Marques e Valdir (André, aos 70'). Técnico: Carlos Alberto Parreira
SANTOS: Pitarelli, Michel (Júlio César, aos 83'), Preto, Claudiomiro e Rubens Cardoso (Aílton, aos 83'); Rincón, Anderson (Caio, aos 62'), Renato e Robert; Edmundo e Dodô. Técnico: Giba