Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Sydney mostra a turistas moderna cozinha australiana
Segunda-Feira, 28 Agosto de 2000, 10h00

Sydney - Quando os turistas chegarem a Sydney, em setembro, para os Jogos Olímpicos de 2000, encontrarão uma fartura de produtos, sabores e influências misturados na moderna cozinha australiana.

Críticos especializados e chefes de cozinha gabam-se dos 2.500 restaurantes da cidade que, com suas vistas portuárias e clima temperado, oferecem uma experiência gastronômica difícil de ser superada em qualquer lugar do mundo.

"A moderna cozinha australiana é muito ligada ao nosso amadurecimento no sentido gastronômico", disse Janna Saville, crítica de gastronomia da emissora SBS. "A Austrália agora se sente adulta o suficiente e tem produtos e conhecimento gastronômico suficientes para criar sua própria identidade."

As mudanças na cozinha vêm dos processos de imigração para a Austrália após 1950, com europeus do sul e do leste do continente e, mais recentemente, povos do sudeste asiático.

As influências mediterrâneas e asiáticas tiveram o maior impacto, enquanto estilos mais tradicionais, como a cozinha francesa, foram adaptados para os paladares e produtos australianos.

As caças locais, como o canguru, a ema e o crocodilo, estão cada vez mais disponíveis nos cardápios das cidades do interior.

Alguns restaurantes, como o Koori-run Lillipilli, no subúrbio de Newtown, especializam-se em adaptar comida tradicional aborígene à cozinha européia.

Robert Goldman, diretor-executivo da Associação dos Restaurantes e Bufês do Estado de Nova Gales do Sul, diz que a Olimpíada oferecerá a Sydney uma oportunidade de mostrar que o tempo do jantar básico "carne e três vegetais" já passou. "Quando eu vim para a Austrália em 1967... se você quisesse uma comida italiana tinha que sair procurando e se fosse ao supermercado provavelmente não acharia massa nas prateleiras", disse o norte-americano.

"Acho que as pessoas ficarão gratamente surpresas. Há restaurantes com menus sofisticados, os melhores e mais frescos produtos do mundo e os melhores vinhos."

Os turistas encontrarão uma vasta gama de pratos étnicos, dos restaurantes cambojanos da Oxford Street e variedades de iguarias tailandesas dos subúrbios, ao restaurante libanês do bairro de Surry Hills.

Há candidatos a cinco estrelas, como o MG Garage, com seu menu do peixe local "red mullet" recheado, salmão quente e torta de ervas ou sardinha com purê de cebolas.

No Rockpool, eleito em agosto o melhor restaurante de Sydney pelo prestigiado jornal Sydney Morning Herald há raros peixes locais, pratos com curry ao estilo tailandês e sobremesas caseiras.

Os cardápios misturam estilos e influências étnicas. O restaurante italiano Beppi's, fundado em 1956 na região leste de Sydney, inclui pratos com um sabor diferenciadamente australiano, como o peixe selvagem barramundi.

O Tetsuya's, em Rozelle, a oeste de Sydney, conduzido pelo mundialmente renomado chefe Tetsuya Wakuda, é um bom exemplo da fusão de ocidente e oriente, com sua mistura dos estilos francês e japonês.

Reuters


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Organização
Austrália reforça segurança de reator nuclear
Lista negra já está nas mão das alfândegas australianas
Muito além dos recordes e medalhas
Vila Olímpica tem muito mais que esporte



Veja lista completa