CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palmeiras "argentino" quer surpreender Independiente
Quarta-Feira, 30 Agosto de 2000, 09h05
Atualizada: Quarta-Feira, 30 Agosto de 2000, 09h05

São Paulo - Palmeiras e Independiente disputam nesta quarta-feira, às 20h15, na Argentina, pela Copa Mercosul, uma partida que retrata a real situação do futebol brasileiro e argentino. De um lado, o Palmeiras fez poucos investimentos para o segundo semestre, em função das dificuldades financeiras dos clubes brasileiros e da atual supervalorização do preço do passe dos atletas. O Independiente, por sua vez, não fica atrás. Tem dívidas que giram em torno de US$ 27 milhões (R$ 48,6 milhões) e percorre o mesmo o caminho de seu arqui-rival, o Racing, que teve a falência decretada, mas, mesmo assim, continua com a equipe em atividade.

Taticamente, no entanto, a situação é outra. Na década de 60 e 70, por exemplo, as equipes do Brasil, quando enfrentavam rivais argentinos, impunham-se pelo toque de bola, fazendo com que seus adversários se adaptassem ao estilo brasileiro.

Desta vez, revelando uma crise técnica e, principalmente tática, pela qual passa o futebol brasileiro, será o Palmeiras de Marco Aurélio que irá implantar um sistema de jogo similar ao do rival. Assim, o método argentino de marcar forte no meio-de-campo e bloquear os atacantes com firmeza, catimba e excesso de faltas será a tônica no Palmeiras hoje.

O técnico palmeirense quer se recuperar do empate em casa por 1 a 1 diante do Universidad Catolica, na estréia do Alviverde na competição. Para isso, ele quer aproveitar a vitória diante do Santos, por 3 a 2, na casa do adversário, pela Copa João Havelange, para manter o ânimo do grupo e agüentar a pressão em Avellaneda.

Mudanças - Haverá, no entanto, alterações na equipe. Neném substituirá Arce, convocado para a seleção paraguaia, na lateral-direita. O atacante Asprilla entrará no meio-de-campo, substituindo Lopes. Jorginho deverá ser o lateral-esquerdo, em lugar de Tiago Silva.

Mas os jogadores têm consciência de que a rivalidade entre Brasil e Argentina irá dificultar ainda mais para o Alviverde. "A partida será mais complicada do que o normal", adiantou o zagueiro Gilmar.

A crise do adversário, que não vence desde que o técnico Oswaldo Piazza assumiu o comando, há 5 jogos, poderá beneficiar o time brasileiro. O chileno Rozenthal, emprestado pelo Glasgow Rangers, da Escócia, é a esperança de gols do Independiente. A torcida local está descontente com a diretoria, já que a base da equipe é formada por jogadores emprestados.

O Estado de S. Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Palmeiras
Fla garante que contratação de Alex já foi fechada
Flamengo perto de acertar empréstimo de Alex
Vasco se recusa a contratar Rogério, do Palmeiras
ISL é a nova parceira do Palmeiras
Veja lista completa
Copa Mercosul
Com muita grana e pouco jogador, São Paulo enfrenta o Cerro
Guilherme diz que ataques devem prevalecer
Três gols de Fábio Júnior garantem vitória do Cruzeiro
Vélez derrota Universidad do Chile em Buenos Aires
Veja lista completa