São Paulo - Nas comemorações de seu 86º aniversário, nesta segunda-feira, o Palmeiras definiu o parceiro que irá substituir a Parmalat nos próximos anos. Trata-se da empresa de marketing esportivo suíça International Sports Leisure (ISL) que, além de participar do projeto de ampliação do Estádio Palestra Itália, que tem orçamento inicial de US$ 70 milhões, terá a função de atrair patrocinadores para o clube.
Segundo o conselheiro do Palmeiras Luiz Gonzaga Beluzzo, o modelo de gestão será totalmente diferente do implementado pela Parmalat. Ele destacou que a empresa italiana estava disposta a financiar o futebol quando ingressou no Palmeiras. "Na época, a Parmalat precisava crescer no Brasil."
Na função de co-gestora do clube, a Parmalat contratou vários jogadores, como Edílson, Edmundo e Roberto Carlos, armando a base do time que foi bicampeão paulista e brasileiro em 1993 e 1994, sob o comando do técnico Wanderley Luxemburgo, e tirou o clube de uma fila de 16 anos sem títulos.
Posteriormente, em novo ciclo de conquistas, a empresa trouxe jogadores que formaram a equipe campeã da Libertadores em 1999, com Luiz Felipe Scolari no comando. Em todas as ocasiões, a Parmalat negociou os jogadores, obtendo lucros expressivos. "Não entraram para perder dinheiro", observou o conselheiro e ex-jogador Oberdan Cattani.
Para o diretor de obras e ex-presidente do clube, Carlos Facchina Nunes, uma das únicas distorções da "era Parmalat’’ foi justamente a elevação do valor dos passes dos atletas, que ele considerou exagerada. Com o novo parceiro, o dirigente adiantou que isto deverá ser evitado. "Serão feitas algumas correções de rumo."
Beluzzo explicou que, neste novo contexto, a ISL terá a missão de juntar várias empresas para patrocinarem o departamento de futebol palmeirense. "Serão duas frentes: a do estádio e a do futebol." No caso da ampliação do estádio, Beluzzo disse que o Palmeiras será apenas um dos sócios do novo empreendimento. Para ele, no entanto, este projeto será lucrativo para o clube. O conselheiro adiantou que a empresa de comunicações “Globo.com” poderá ser uma das sócias do empreendimento.
Equipe - No futebol, o técnico Marco Aurélio prepara a equipe para jogar com o Independiente, quarta-feira, em Buenos Aires, pela Copa Mercosul. Ele não contará com o lateral Arce, na seleção do Paraguai. Na sua opinião, o Alviverde não foi violento na vitória sobre o Santos. O técnico disse que tem conversado com os jogadores, para que eles não se desanimem com as críticas à qualidade da equipe. "Digo que o Palmeiras é um dos 10 maiores clubes do mundo e não é por acaso que eles estão aqui."