São Paulo – Ricardo Zonta (BAR) e Marc Gené (Minardi) foram as grandes surpresas do segundo dia de treinos coletivos no autódromo de Monza, na Itália. O brasileiro ficou atrás apenas de David Coulthard (McLaren), enquanto o espanhol foi o quarto, logo atrás de Mika Hakkinen. A Ferrari decepcionou, com Michael Schumacher em 11º e Rubens Barrichello em 15º. Pedro Paulo Diniz também esteve com sua Sauber na pista e ficou logo atrás de Rubinho.
Pela manhã, Giancarlo Fisichella teve um violentíssimo acidente, que interrompeu os testes preparatórios para o Grande Prêmio da Itália, que será disputado no mesmo circuito em 10 de setembro. O italiano perdeu o freio quando estava a 330 km/h e bateu com sua Benetton na grade de proteção. Fisichella foi levado para o hospital e liberado sem ferimentos graves em seguida. O piloto foi liberado pela equipe para descansar em casa.
Assim como todas as 11 equipes presentes em Monza, a BAR de Zonta preocupou-se em adaptar o acerto do carro ao novo traçado. “O carro se mostrou competitivo e amanhã vamos continuar trabalhando no acerto para o próximo GP, principalmente porque a pista é nova e com as mudanças não será mais possível atacar as zebras”, comentou Zonta, que já vê alguns problemas no desenho atual. “A alteração que foi feita na primeira curva poderá ocasionar um acidente logo na largada”, acredita o brasileiro.
Os melhores tempos desta quarta-feira foram marcados pela manhã. À tarde choveu bastante e as equipes puderam preparar os carros para o piso molhado. A temperatura ambiente esteve entre 23 e 25º C e, na pista, oscilou entre 26 e 30º C. Pelo menos um piloto de cada equipe testou um pneu intermediário da Bridgestone. Na BAR, o teste ficou sob a responsabilidade do canadense Jacques Villeneuve.
Confira o melhor tempo e o número de voltas de cada piloto:
1 David Coulthard McLaren 1’26”075 44 voltas
2 Ricardo Zonta BAR 1’26”250 42 voltas
3 Mika Hakkinen McLaren 1’26”307 34 voltas
4 Marc Gené Minardi 1’26”389 43 voltas
5 Heinz-Harald Frentzen Jordan 1’26”392 47 voltas
6 Jacques Villeneuve BAR 1’26”502 79 voltas
7 Jarno Trulli Jordan 1’26”528 52 voltas
8 Ralf Schumacher Williams 1’26”605 18 voltas
9 Jos Verstappen Arrows 1’26”717 57 voltas
10 Jenson Button Williams 1’26”785 28 voltas
11 Michael Schumacher Ferrari 1’27”847 66 voltas
12 Alexander Wurz Benetton 1’26”915 20 voltas
13 Mika Salo Sauber 1’26”961 35 voltas
14 Giancarlo Fisichella Benetton 1’27”015 23 voltas
15 Rubens Barrichello Ferrari 1’27”203 52 voltas
16 Pedro Paulo Diniz Sauber 1’27”581 49 voltas
17 Gastón Mazzacane Minardi 1’27”610 48 voltas
18 Johnny Herbert Jaguar 1’28”142 33 voltas
19 Nick Heidfeld Prost 1’28”166 52 voltas