Gold Coast, Austrália - A relação harmoniosa entre as equipes australiana e norte-americana de atletismo ficaram tensas após uma briga entre os atletas de salto em distância dos dois países. As duas equipes compartilham as mesmas instalações de treinamento em Nudgee College, ao norte de Brisbane, e competirão numa série de encontros pré-olímpicos nas próximas duas semanas em Queensland.
O australiano Jai Taurima e os americanos Melvin Lister e Savante Stringfellow trocaram ironias esta semana, colocando tempero no encontro das equipes em Nudgee, no domingo. Taurima disse que os norte-americanos não saberiam competir fora de seu país e estava mais preocupado com os rivais da Rússia e Ucrânia.
"Estes caras só falam", disse Taurima, recordista australiano que saltou 8,35 metros no campeonato mundial de 1999.
A melhor marca de Taurima nesta temporada foi de 8,06 metros, bem menos do que o necessário para chegar à final olímpica. A melhor marca de Lister na temporada foi de 8,49, enquanto Stringfellow conseguiu 8,30 metros.
Os dois norte-americanos são considerados genuínos candidatos a medalhas, embora o cubano campeão do mundo Ivan Pedroso, cuja melhor marca este ano foi de 8,65 metros, permaneça franco favorito.
O extrovertido Taurima, conhecido por suas maneiras relaxadas que incluem fumar e andar de moto, continua despreocupado. "Respeito o que Lister já fez, mas estatísticas não significam nada quando chegam as Olimpíadas", disse ele.
"Já o rejeitamos, não achamos que ele tenha qualquer chance", rebateu Stringfellow. "Eu estarei treinando e se ele quiser vir aqui tomar lições posso convidá-lo."
"Sou o número dois do mundo este ano e alguém que não consegue saltar 8,20 metros não pode dizer muito para mim", ironizou Liester.
Nenhum dos três tinha certeza sobre ir competir no encontro de Nudgee no domingo, mas com outras competições planejadas para 10 e 17 de setembro em Gold Coast seus caminhos certamente vão se cruzar antes que as Olimpíadas comecem.
Reuters