Pequim - Pequim está encarando as Olimpíadas de 2008 como uma cura para os problemas que variam de poluição a ruas entupidas de táxis e como um impulso para a imagem da capital comunista, disseram representantes da cidade na sexta-feira. O prefeito Liu Qi disse em um comício na capital que Pequim vai "acabar com a Falun Gong e outros cultos do mal", expulsar mendigos, sem-tetos e prostitutas e eliminar a pornografia e jogo na cidade de 11 milhões de pessoas.
"O meio urbano é a cara de uma cidade e um fator importante para determinar se a nossa candidatura olímpica vai ter sucesso", disse Liu. No Partido Comunista de Pequim, o chefe Jia Qinglin também prometeu usar os Jogos para lustrar a imagem da cidade.
"Devido a razões históricas e culturais, Pequim não é muito bem compreendida pela sociedade internacional", disse Jia. O Comitê Olímpico Internacional (COI) reduziu na segunda-feira à metade a lista de candidatas para sediar os Jogos de 2008. Pequim, Paris, Toronto Osaka e Istanbul avançaram para o estágio final, e Bangkok, Havana, Kuala Lumpur, Sevilha e Cairo foram eliminadas.
Reuters