Por Alexandre Mata Tortoriello
São Paulo - Com 21 anos, o holandês Frans Kijkerk tem um sonho, ver Michael Schumacher no fim fila. Talvez seu desejo seja difícil de ser atendido, mas o jovem webmaster tem se divertido com os últimos insucessos do alemão. Confira os principais trechos da entrevista concedida por Kijkerk ao Terra Esportes.
Terra Esportes: Quando você começou a acompanhar automobilismo e Fórmula 1?
Frans Kijkerk: Foi em 1994… tinha de 14 para 15 anos e comecei a assistir à F1 por causa de um piloto holandês que competia naquele ano. Seu nome é Jos Verstappen, ele é de Limburg, da mesma região que eu, no sul da holanda. Quando eu comecei a acompanhar, Schumahcer estava vencendo. Havia muita controvérsia com a morte de Senna e sobre quem assumiria a hegemonia. As disputas entre Hill e Schumacher eram as que eu mais gostava. Eu fui um dos que tomei partido de Hill e me tornei fã dele. O que Schumacher fez em 1994 em Adelaide foi imperdoável!
Terra Esportes: Você acompanhava a carreira do Schumacher antes da F-1, já o odiava antes?
Kijkerk: Não, não acompanhei a carreira dele antes da Fórmula 1. Entretanto, vi estatísticas dele em categorias anteriores e honestamente, não achei nada de extraordinário.
Terra Esportes: Você poderia especificar em que momento você passou a odiar Michael Schumacher?
Kijkerk: Com certeza foi o Grande Prêmio da Austrália de 1994, em Adelaide, mas o que me motivou a fazer o site foi a temporada de 1997. Havia rumores de utilização de controle de tração utilizados nos carros e Schumacher estava envolvido nas controvérsias. Entretanto, o grande evento nas pistas que fez crecer imensamente a comunidade anti-Schumacher foi o GP da Espanha de 1997, em Jerez de la Frontera. Especificamente a batida de Schumecher em Villeneuve. A popularidade do alemão nunca cresceu muito entre os fãs do automobilismo. Ele nunca foi muito popular nem mesmo em seu país. As únicas pessoas que o adoram são os ferraristas fanáticos. Mesmo assim, apenas parcialmente.
Terra Esportes: Quem pode vencer Schumacher?
Kijkerk:Isso é difícil dizer. Não é fácil comparar um piloto com um carro diferente aos outros. Veja por este lado, Damon Hill provou que ele tinha capacidade para vencer Schumacher (1996). Villeneuve em 1997 e Mika Häkkinen, em 1998 e 1999, também já provaram isso. Se a Ferrari desse o mesmo equipamento para Barrichello, acho que Schumacher poderia ser derrotado algumas vezes dentro de sua própria equipe. Mas todos sabemos que, desde 1994, Schumacher corre com o carro número 1, com o melhor equipamento. Ele é o primeiro piloto e isso conta muito quando se fala em ganhar pontos. Sempre dizem que o Schumacher é tão bom, mas em todos esses anos de Ferrari, ele teve o contrato número 1. Eddie (Irvine) tinha que deixar Schumacher passar quando estava na frente dele. Ele tinha que fazer isso freqüentemente e depois sempre reclamava dos freios (risos).
Terra Esportes: Você menciona Schumacher, mas não diz quem são seu ídolos na Fórmula 1?
Kijkerk:Bom, quando eu comecei a acompanhar a F-1, era um grande fã de Damon Hill. Eu torci por ele até seu GP de despedida, em 1999. Desde que ele se aposentou, minha atenção se voltou para meu compatriota Jos Verstappen, já que ele é motivo de orgulho nacional e tem muito talento.
Terra Esportes: Você já foi a alguma corrida?
Kijkerk:Infelizmente, nunca estive presente a uma corrida de F-1, mas não perco nenhuma corrida na TV.
Terra Esportes: Você já teve a oportunidade de encontrar Schumacher?
Kijkerk:Não, nunca encontrei esse homem na minha vida.
Terra Esportes: Qual a sua opinião sobre Ralf Schumacher?
Kijkerk: Ele é muito diferente, mas algumas características, como a arrogância, são as mesmas. Ele também tem um pouco disso. No início, achei que ele se tornaria igual ao irmão. Aquela mesma história de tirar os outros da pista etc etc. Mas ele se mostrou mais calmo, mais profissional. Ele é um piloto muito rápido e pode ter sucesso no futuro. Fico feliz por ele não ser como seu irmão mais velho.
Terra Esportes: Você acha que Barrichello pode superar Schumcher? Eles têm as mesmas condições de trabalho na Ferrari?
Kijkerk: Com certeza eles não têm o mesmo equipamento. Por isso, Rubens enfrenta dias difíceis. Schumacher sempre vai ter as melhores peças, as melhores informações e a condição de primeiro piloto. Em Melbourne eles mudaram a estratégia de paradas para Barichello no meio da prova para que ele ficasse atrás de Schumacher! Em San Marino, Rubens reclamou da diferença de desempenho entre as duas Ferraris. Mas Rubens deve saber que agora ele está na mesma posição que Eddie Irvine ocupou por alguns anos. E todo mundo sabe como ele teve que fazer isso. A Ferrari poderia trocar seu nome para Schumacher e Rubens vai ter que lutar com afinco para aparecer.
Terra Esportes: Você acha que Barrichello poderia vencer e lutar pelo título se Schumacher não estivesse na Ferrari?
Kijkerk:Não tenho muita certeza disso porque Schumacher foi para a Ferrari em 1996. Em 1997, a equipe contratou todo o pessoal técnico que trabalhava com Schumacher na Benetton. Esses caras são gênios. Eles foram flagrados utilizando programas eletrônicos ilegais em 1994 na Benetton, mas comenta-se que a Ferrari usou esse mesmo tipo de programas nos últimos anos mais de uma vez. Acho que Schumacher e a Ferrari realmente utlizam algum tipo de controle de tração para obter uma vantagem ilícita durante a corrida, para ganhar aquela pequena diferença que garante a vitória. Isso é feito juntando-se algumas voltas perfeitas à estratégia de pit stop. Essas voltas rápidas são feitas com a ajuda do controle de tração. O controle de tração foi banido, mas continua sendo utilizado. A FIA descobriu que uma equipe estava utilizando este tipo de equipamento nos testes da pré-temporada. Eles roubavam no ano passado e supostamente continuam este ano.
É muito difícil provar estas alegações porque os programas podem ser escondidos, ou mesmo apagados antes da fiscalização. As propostas de mudanças no regulamento com relação aos limitadores de velocidade e as suspeitas de de estarem escondendo controle de tração no sistema provam que a FIA está realmente preocupada com o problema. Depois do Grande Prêmio de San Marino, Jarno Trulli (Jordan) e Giancarlo Fisichella (Benetton) disseram que uma das principais equipes ainda está trapaceando. A Ferrari foi acusada várias vezes, mas nunca foi pega. A escuderia iataliana acusou a McLaren na pré-temporada e Max (Mosley, presidente da FIA) sabe que uma equipe estava burlando as regras. As escuderias estão epionando umas às outras o tempo todo!
Estranhamente, Schumacher criticou a proposta de mudança, o que impossibilitaria a utilização de sistemas de controle de tração, enquanto os outros pilotos gostaram da proposta. Felizmente, para ele, o limitador de velocidade continua valendo
Terra Esportes: Schumacher teria tido condições de ser campeão mundial, caso Senna não tivesse morrido?
Kijkerk:Eu acho que não, mas isso é pura especulação. Nunca saberemos o que teria acontecido se ele não tivesse morrido, mas acho que Schumacher não venceria.
Terra Esportes: Qual a reação que seu site provoca nos visitantes? Você recebe mais emails de apoio ou de protesto?
Kijkerk:A reação é ótima. Quase todo dia, recebo emails apoiando o site. Entretanto, também recebo emails de protesto, apesar de eles não serem tão freqüentes. Também há muitas mensagens de fãs do Schumacher. Por meio de uma pesquisa, descobri que 35% dos visitantes eram torcedores de Schumacher e 80% deles gostaram bastante (risos). Engraçado, né? Mas também recebo a visita da hackers. Já fui atacado várias vezes e logicamente não gosto disso.
É óbvio que isso é trabalho de fãs do Schumacher. Na primeira vez que fui atacado, trocaram a minha senha de email por “schumacher”. Até que não foi tão difícil deduzir a senha, mas da última vez que trocaram a senha, foi quase impossível recuperar minha caixa postal. Minha pagina também foi atacada. Mudaram várias imagens na página principal e puseram uma mensagem informando que a trabalho havia sido feito por um grande fã do Schumacher. É vandalismo cibernético, odeio isso!
Terra Esportes: Você tem idéia do tamanho do “clube anti-schumacher”? Quantas pessoas estão inscritas?
Kijkerk:A comunidade é muito grande. Temos de 200 a 300 visitas por dia quando não há corridas e mais de uma centena de inscrições por semana. Acho que é bem popular. O clube foi fechado por eu ter dificuldade em administrá-lo, mas eu o reabri no princípio de abril e só na primeira semana havia 100 novos sócios.