São Paulo - A equipe Ferrari transformou o teste desta quinta-feira em Monza em um verdadeiro GP da Itália. Além da presença na pista dos pilotos titulares, Michael Schumacher e Rubens Barrichello, a escuderia italiana contou ainda nos boxes com o presidente da empresa, Luca di Montezemolo, e o diretor esportivo, Jean Todt. Todos sabem que a corrida do dia 10, próxima etapa do campeonato, é decisiva para as pretensões da Ferrari quebrar um tabu de 21 anos sem título de pilotos na Fórmula 1.
Mika Hakkinen, da McLaren, o líder do campeonato, também trabalhou hoje em Monza e admitiu: "A disputa pelo título está longe de estar definida, mas se eu conseguir vencer aqui, onde nunca fui primeiro..." Ele tem 74 pontos diante de 68 de Schumacher. O companheiro de Hakkinen, o escocês David Coulthard, terceiro na classificação, com 61 pontos, foi claro: "Se eu não vencer o GP da Itália estarei praticamente fora da briga." Coulthard já ganhou em Monza em 1997. Restam quatro corridas para o encerramento da temporada.
Numa visita surpresa no autódromo, quarta-feira, o presidente de honra da Fiat, portanto o proprietário da Ferrari, Gianni Agnelli, de 79 anos, desmentiu os rumores de que haverá um "rapa" na equipe caso Schumacher não seja campeão. "Vou manter a escuderia como está; ser vice-campeão na F-1 já é difícil, ser primeiro é dificílimo", afirmou Agnelli.
A chuva atrapalhou o dia de testes em Monza. Até as 11 horas o asfalto esteve molhado, secou e voltou a chover. Apenas no fim da tarde alguns pilotos voltaram à pista. A Ferrari testa várias centrais de gerenciamento eletrônico do novo motor e câmbio. Segundo se comenta em Monza, é nesse recurso técnico que reside, hoje, a maior vantagem dos carros da McLaren-Mercedes. O objetivo principal da Ferrari nos ensaios é dar a Schumacher e Rubinho maior velocidade final nas retas. Em Monza, esse fator é ainda mais decisivo no desempenho do carro que no circuito de Spa-Francorchamps, por causa das suas lendárias longas retas.
O resultado do treino, com Villeneuve fazendo o melhor tempo, não é muito representativo em função das muitas experiências que cada equipe realizou, bem como em função da hora escolhida pelos pilotos para deixar os boxes, em razão das chuvas.