São Paulo – Rubens Barrichello deixou Michael Schumacher comendo poeira no último dia de testes coletivos no autódromo de Monza, na Itália. O alemão ficou mais de 1”2 atrás de Rubinho, que foi o segundo do dia, atrás de Ralf Schumacher, da Williams. Pedro Paulo Diniz conseguiu o oitavo melhro tempo com a Sauber.
Os testes começaram às 9h (4h em Brasília). Barrichello se concentrou no acerto do carro para o Grande Prêmio da Itália, que vai ser disputado em 10 de setembro no mesmo circuito. O brasileiro usou a nova especificação de motor da Ferrari, a 049C. Michael Schumacher aproveitou a manhã para simular uma corrida. Logo antes da pausa para almoço, o alemão foi obrigado a enconstar o carro por causa de problemas no motor. Depois de religar o carro nos boxes, a equipe constatou que precisava substituir uma peça, cuja troca já estava prevista. Pela tarde, Schumacher também trabalhou no acerto do carro para o próximo fim-de-semana.
Das 11 equipes que disputam o mundial, apenas BAR e Minardi não participaram dos treinos desta sexta-feira. Apesar de ter apenas o 9º tempo (de 13 carros na pista), Diniz ficou quase meio segundo à frente do companheiro de equipe Mika Salo. A McLaren esteve presetne, mas apenas com o piloto de testes Olivier Panis, que em 2001 correrá ao lado de Jacques Villeneuve na BAR.
Ao contrário dos últimos dois dias, desta vez a chuva não atrapalhou os testes. O dia em Monza, próximo a Milão, foi de sol. A temperatura ambiente variou entre 21ºC e 27ºC. No asfalto o calor foi bem mais intenso, indo de 32ºC a 44ºC. Confira o melhor tempo e o número de voltas* de cada piloto nesta sexta-feira:
1 Ralf Schumacher Williams 1’25”502 57 voltas
2 Rubens Barrichello Ferrari 1’25”587 87 voltas
3 Jarno Trulli Jordan 1’26”076 80 voltas
4 Pedro de La Rosa Arrows 1’26”154 73 voltas
5 Heinz-Harald Frentzen Jordan 1’26”302 67 voltas
6 Olivier Panis** McLaren 1’26”326 90 voltas
7 Jenson Button Williams 1’26”724 66 voltas
8 Michael Schumacher Ferrari 1’26”801 77 voltas
9 Pedro Paulo Diniz Sauber 1’27”084 37 voltas
10 Eddie Irvine Jaguar 1’27”147 82 voltas
11 Alexander Wurz Benetton 1’27”352 64 voltas
12 Mika Salo Sauber 1’27”552 29 voltas
13 Jean Alesi Prost 1’28”051 39 voltas
* dados: Ferrari
** piloto de testes