Rio - Com três gols de Romário e boa atuação de Vampeta e Cafu, a Seleção Brasileira goleou a Bolívia por 5 a 0, neste domingo no Maracanã. O resultado deixou o Brasil na quarta posição na tabela das Eliminatórias da Copa de 2002: a equipe do técnico Wanderley Luxemburgo tem 14 pontos, assim como Uruguai e Paraguai. Mas os uruguaios, que golearam o Equador por 4 a 0, estão em terceiro lugar, pois têm seis gols de saldo, um a mais do que o Brasil; o Paraguai está com saldo positivo de três e ocupa a quinta posição. A segunda colocada Colômbia tem 15 pontos, um a menos do que a líder Argentina, que enfrenta ainda neste domingo o Peru, em Lima.
A chuva que caiu no Rio de Janeiro desde sexta-feira deixou o gramado do Maracanã, que já estava ruim, em um péssimo estado, prejudicando o nível da partida. O Brasil conseguiu aproveitar sua primeira boa oportunidade de gol: Vampeta tabelou com Ronaldinho, entrou na área e foi derrubado pelo goleiro Soria. Romário cobrou o pênalti no canto esquerdo, abrindo o placar aos 11 minutos.
O atacante teve a chance de aumentar a vantagem brasileira aos 18, quando Paz García entregou a bola nos pés de Ronaldinho, que tocou para Romário. O jogador do Vasco entrou na área, chutou e a bola bateu em Soria antes de tocar no travessão.
No primeiro tempo, a Bolívia acertou somente uma bola no gol de Rogério, que aos 23 minutos rebateu uma falta cobrada pelo meia Baldivieso. O atacante Paz, que entrara no lugar de Moreno, teve duas chances de empatar a partida: na primeira, aos 42, a bola bateu em Emerson e saiu; na segunda, aos 46, ele chutou para fora após receber passe do lateral Ribeiro.
Com o bom futebol jogado nos 15 minutos iniciais da segunda etapa, o Brasil conseguiu acabar com a tentativa de reação boliviana. No primeiro minuto, Vampeta lançou Romário, que chutou errado e a bola sobrou para Cafu. O lateral cruzou para Rivaldo, que cabeceou no canto direito, fazendo o segundo gol brasileiro. A Seleção ainda acertou duas bolas na trave boliviana, em cabeçadas de Rivaldo e Romário, aos 10 e 11 minutos, respectivamente.
Em dois minutos, Vampeta e Romário transformaram a vitória em goleada. Aos 33 minutos, o cabeça-de-área lançou o atacante, que, da meia-lua, tocou no canto direito, na saída do goleiro Soria. Dois minutos depois, Vampeta tocou na área para Rivaldo, que não dominou a bola. Mas Romário pegou de primeira, acertando o canto esquerdo.
E aos 43, Juninho, que substituíra Alex, lançou Marques no lado esquerdo da área. O jogador do Atlético-MG, que entrara no lugar de Ronaldinho, chutou cruzado e o zagueiro Sandy tentou cortar mas acabou fazendo gol contra, fechando o placar.
O próximo jogo do Brasil nas Eliminatórias será contra a Venezuela, no dia 7 de outubro no Estádio Olímpico, em Caracas.
BRASIL 5 x 0 BOLÍVIA
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data - Hora: 03/09 - 17h
Árbitro: Guido Aros (Chile)
Auxiliares: Héctor Poblete e Cristian Julio (Chile)
Cartão amarelo: Ronaldinho (Bra)
Gols:
Brasil: Romário 11', 78' e 80'; Rivaldo 46'; Sandy contra 88'.
BRASIL: Rogério Ceni, Cafu, Antônio Carlos, Roque Júnior e Júnior (Athirson 63'); Flávio Conceição, Vampeta, Rivaldo e Alex (Juninho 58'); Ronaldinho (Marques 80') e Romário - Técnico: Wanderley Luxemburgo.
BOLÍVIA: Soria, Ribeiro, Sánchez, Paz García e Sandy; Álvarez, Cristaldo, Ronald García (Gutierrez 74'), Baldivieso e Etcheverry; Moreno (Paz 27') - Técnico: Carlos Aragonés.