Brasília - Ronaldo, Romário, Emerson, Roberto Carlos, Paulo Nunes e o já aposentado Renato Gaúcho são alvo de investigação da Receita Federal por possível fraude na declaração de Imposto de Renda, enquanto o fisco francês reclama parte dos prêmios que 18 dos 22 jogadores brasileiros vice-campeões do mundo ganharam na Copa da França em 1998.
Os jogadores declaram ganhos modestos, mas fazem alarde de possuir propriedades imobiliárias, carros importados, jóias vistosas... “Os sinais de riqueza são muito evidentes", declarou um funcionário da Receita Federal citado pelo “Jornal do Brasil".
Dezoito dos 22 jogadores da Seleção Brasileira vice-campeã do Mundial da França em 98 estão sendo investigados pela fazenda francesa, que quer parte dos prêmios pagos pela FIFA e pela CBF. O acordo de dupla tributação Brasil-França estabelece que os 'artistas e esportistas' de ambos os países paguem impostos no país onde se realize o evento. Só escaparam os 'estrangeiros' da Seleção, que jogavam em equipes européias, como Ronaldo, Emerson, Rivaldo e Cafu.