Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Abertura vai ser viagem mística pela Austrália
Terca-Feira, 05 Setembro de 2000, 01h02

Sydney– Uma menina dirige-se ao centro do enorme Estádio Olímpico, abre um lenço, passa protetor solar no rosto e sonha com a Austrália. Assim começará, no próximo dia 15, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sydney, segundo foi divulgado ontem pelos organizadores do evento. Uma viagem mística através da Austrália, que pretende aproximar o anfitrião dos Jogos de todos os que, por todo o planeta, se sentarem na frente de um aparelho de TV.

“O mundo poderá descobrir a Austrália em apenas uma hora”, declarou um dos membros da comissão de criação da cerimônia ao jornal The Australian. Os anfitriões querem saudar seus visitantes com o típico “G’day” (Good day, o bom dia em inglês australiano).

A maior festa que Sydney já viu deve começar com 120 caubóis australianos em meio a ovelhas e reses. O ator Paul Hogan, conhecido pelo filme Crocodilo Dundee, também fará sua aparição.

Um dos pontos altos da cerimônia será o diálogo entre uma menina e um aborígine. Sobre um enorme tablado, será encenada a história do continente, que começará com a apresentação de um número de dança dos primitivos habitantes de todas as regiões da Austrália. Folhas de eucalipto e plantas serão queimadas e, em seu lugar, surgirão flores, árvores e até animais.

A segunda parte da cerimônia mostrará o início da colonização da Austrália pelos europeus, que começou em 1788, e terminará com a representação do sonho australiano, de pequenas casas com jardins nas alamedas de grandes cidades.

O último segmento homenageará os imigrantes procedentes de todas as partes do mundo, que têm feito da Austrália um dos países mais multiculturais do mundo. Cerca de 40% de seus 19 milhões de habitantes ou imigraram para o país ou têm pai ou mãe estrangeiros.

Depois da encenação da história australiana, 1.950 dançarinos internacionais abrirão o desfile dos atletas que, como sempre, será aberto pela delegação da Grécia e encerrado pelos atletas do país anfitrião.

O governador-geral da Austrália, Sir William Deane, como representante da chefe de Estado, a rainha Elizabeth 2.ª, da Inglaterra, vai abrir oficialmente os Jogos.

Depois de três horas de festa – que vai envolver 10.800 atores e 5 mil ajudantes – chegará o momento de acender a pira olímpica. A cerimônia está marcada exatamente para as 22h02 (8h02 no Brasil).

O nome do atleta que acenderá a pira olímpica é um segredo muito bem guardado. A nadadora Dawn Fraser e a atleta Betthy Cuthbert, hoje em cadeira de rodas, são bons nomes nas listas de apostas e já existem especulações de que poderiam acender a pira juntas.

O Estado de S.Paulo


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Organização
Brasileiro se sente rejeitado na Austrália
Fiscalização de Sydney barra até frutas
Loteria rende R$ 188 mil ao COB
Samaranch chega a Sydney com sono



Veja lista completa