São Paulo - Michael Schumacher pode fechar seus adversários na pista, domingo em Monza, como fez com Mika Hakkinen na Bélgica, e David Coulthard, na França, que não haverá problema. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) considerou as manobras do piloto alemão da Ferrari no circuito de Spa-Francorchamps e de Magny-Cours como "legais." Para não perder a liderança nas duas corridas, Schumacher mudou sua trajetória, cruzando o caminho da dupla da McLaren.
"Michael dirigiu dentro das regras", afirmou Charlie Whiting, diretor de prova e delegado de segurança da Fórmula 1.
A FIA continua com dois pesos e duas medidas quando se trata de Michael Schumacher. Por muito menos que seu comportamento com Coulthard, por exemplo, em Magny-Cours, Pedro Paulo Diniz, da Sauber, e Ricardo Zonta, BAR, foram punidos com stop and go na prova da Áustria.
Whiting os considerou culpados pelo acidente na largada, em que o grande prejudicado foi Schumacher, por ter ficado de fora da competição ainda na primeira volta. No dia da corrida de Spa, em que no fim da reta Schumacher jogou sua Ferrari para a direita, por onde Hakkinen tentava vencê-lo, Ron Dennis, sócio e diretor da McLaren, declarou: "Não irei simplesmente ignorar o que ocorreu, Mika poderia ter acabado na grama."
GP da Itália - Depois dos testes da semana passada em Monza, os pilotos não escondem sua preocupação com a segurança do novo traçado da Primeira Chicane.
"Há 100% de chances de acontecer um acidente na largada", avaliou Jarno Trulli, da Jordan. "Ele ficou mais estreita e lenta que a existente antes da reforma, não gostei", diz Eddie Irvine, da Jaguar.
Já Schumacher aprovou a mudança: "Eles fizeram um belo trabalho, ao menos agora não temos mais de nos preocupar com suspensões quebradas." As zebras antigas eram altas e famosas pelos estragos nos carros.