Por Fernando Del Carlo
São Paulo - A seleção masculina de vôlei faz nesta sexta-feira às 18h (4h de Brasília) em Canberra uma prévia contra a Austrália do que pode ser a estréia dia 17 contra o país-sede dos Jogos Olímpicos. Os brasileiros enfrentam os donos da casa num jogo-treino e a partida serve para o técnico Radamés Lattari conhecer seu primeiro adversário.
A última vez que os brasileiros se defrontaram contra os australianos aconteceu em 1997.
Foi pela Copa dos Campeões no Japão e apresentou a vitória da equipe nacional por 3 sets a 0. "Sei que o time deles tem dois centrais muito altos e o capitão da Austrália foi considerado melhor sacador da Liga Mundial. Eles jogam mais a base da força que da técnica", disse Lattari.
Além desta partida, o Brasil fará outro amistoso com os australianos, dia 10, ainda em Canberra. Já em Sydney, treinará também com Estados Unidos e a Iugoslávia. "Este jogo foi marcado com antecedência, não só porque estaríamos aqui, mas também para retribuirmos a gentileza com que nos estão recebendo", afirmou o treinador brasileiro.
Radamés Lattari ainda tem dúvidas para definir a equipe para o jogo-treino desta sexta-feira ou ainda para a estréia. "O Tande só esta semana voltou a treinar forte e ainda tenho tempo para definir", esclareceu Lattari.
O técnico quer aproveitar este jogo-treino para dar ritmo à seleção, que tem trabalhado forte em Canberra. "Nosso time mostrou uma grande evolução entre o fim da Liga Mundial e a Copa América. Agora, quero que o grupo demonstre evolução ao longo dos Jogos Olímpicos."
Redação Terra