CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 FUTEBOL
 Últimas Notícias
 Copa JH
 Eliminatórias 2002
 Europeus
 Copa Mercosul
 Chance de Gol
 Estaduais
 Arquivo
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 RESULTADOS
 AGENDA



 ESPECIAIS





 FALE COM A GENTE



 SHOPPING



Futebol
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grêmio vence Sport e quebra tabu no Olímpico
Quinta-Feira, 07 Setembro de 2000, 19h57
Atualizada: Quinta-Feira, 07 Setembro de 2000, 21h13

Grêmio derrota o Sport em Porto Alegre

Porto Alegre - O Grêmio acabou nesta quinta-feira com um jejum de três meses sem vencer no Estádio Olímpico. O Tricolor gaúcho derrotou o Sport por 1 a 0, com um gol do meia Zinho, de pênalti, aos 46 minutos do primeiro tempo. O Grêmio tem agora oito pontos em sete partidas e está na 23ª posição na Copa João Havelange. O Sport é o 19º colocado, com nove pontos em sete jogos.

Sem o atacante Amato (vendido ao Bétis, de Sevilha), o técnico Celso Roth escalou o centroavante Adão, ex-Caxias, ao lado de Paulo Nunes para tentar vencer o Sport. Para compensar, o Grêmio contou com a habilidade e velocidade de Fábio Baiano pelo meio, como ligação com o ataque. O time pernambucano, sem quatro titulares, manteve seu estilo rápido e perigoso.

Logo a um minuto, Fábio Baiano fez boa jogada pela direita, driblou dois zagueiros e chutou com perigo. Para evitar a pressão inicial, o Sport fazia muitas faltas, e Eduardo recebeu cartão amarelo ao atingir Gavião. Aos quatro minutos, Zinho cobrou falta com perigo e Bosco defendeu no canto esquerdo. A resposta do Sport surgiu com Adriano, que recebeu de Nildo e chutou forte, obrigando Danrlei a fazer boa defesa, aos cinco minutos.

O Grêmio organizou bem o ataque, com Paulo Nunes mais versátil, buscando triangulações com Fábio Baiano e o lateral Anderson. No Sport, Nildo era quem organizava as jogadas, como aos oito minutos, quando avançou e entrou na área, driblou Fabrício, mas tentou passar por mais dois adversários e perdeu uma boa chance. Aos 10, Adriano passou por Marinho e cruzou para Taílson, que cabeceou com perigo.

A diferença tática era evidente. O Sport, rápido na armação de jogadas, explorando bem os flancos, levava vantagem sobre a defesa do Grêmio, que estava confusa e jogava em linha, tornando-se vulnerável. Aos 16 minutos, Adriano que cobrou falta pelo alto, à direita e Danrlei se esforçou para defender. Seis minutos depois, Lima cobrou falta da intermediária, com força. O goleiro do Grêmio defendeu parcialmente e a bola ainda tocou no poste. A resposta gremista surgiu em cruzamento de Anderson para Paulo Nunes, que cabeceou desequilibrado.

Após acertar a marcação na defesa, o Grêmio melhorou, principalmente por causa de Fábio Baiano, enquanto o Sport confiava em Nildo na organização. Aos 43 minutos, Paulo Nunes caiu na área mas o árbitro não marcou falta. O lance decisivo aconteceu um minuto depois, quando o mesmo Paulo Nunes trocou passes com Anderson Lima, que entrou na área pela direita e foi derrubado por Dutra. Desta vez o árbitro marcou pênalti. Aos 46, Zinho cobrou rasteiro no canto esquerdo de Bosco: 1 a 0.

No segundo tempo, o Grêmio conseguiu acertar a marcação, anulou os principais avanços do Sport e os lances de gol foram mais raros. Anderson Polga cabeceou com perigo aos oito minutos, e aos 15 foi a vez de Fábio Baiano. O técnico Leão sentiu que o time perdeu o domínio e trocou Adriano por Leonardo, e logo depois Irani entrou no ataque no lugar de Taílson. O time melhorou e Almir perdeu uma boa chance aos 17, chutando fraco pelo lado esquerdo.

Aos 20, Eduardo, do Sport, foi substituído por Lico e Adão, do Grêmio, deu lugar a Gauchinho. O jogo continou movimentado e o Sport teve boa chance com Irani, aos 27, quando Danrlei fez bela defesa. Celso Roth, que colocara Patrício no lugar do lateral-esquerdo Sandro Neves (machucado), pôs Astrada na vaga de Fábio Baiano, aos 30. Aos 40, o Sport teve uma sucessão de chances, duas com Almir e outra com Irani, nesta última com defesa de Danrlei.
Grêmio
 
Sport
1
0
 
Ficha Técnica
Local Estádio Olímpico
Público 8.082 pagantes
Renda R$ 68.565,00
Cartões
amarelos
Eduardo, Almir, Lima e Taílson (Sport), Paulo Nunes, Adão, Anderson e Gavião (Grêmio)
Gol Zinho, de pênalti, aos 46 minutos do primeiro tempo
Horário 18h
Juiz Paulo César de Oliveira (Fifa-SP)
Grêmio Danrlei; Anderson, Marinho, Fabrício e Sandro Neves (Patrício); Gavião, Ânderson Polga, Fábio Baiano (Astrada) e Zinho; Paulo Nunes e Adão (Gauchinho) . Técnico: Celso Roth
Sport Bosco; Russo, Erlon, Eduardo (Lico) e Dutra; Leomar, Lima, Nildo e Adriano (Leonardo); Almir e Taílson (Irani). Técnico: Émerson Leão.


Redação Terra


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

 

 VEJA AINDA
Grêmio
Nildo é confirmado contra o Grêmio
Grêmio ainda procura centroavante
Grêmio tenta sair da lama contra Sport
Itaqui vai para a reserva no Grêmio
Veja lista completa
Sport
Rinaldo pode ser novidade contra o Sport
Leão reclama da tabela da JH
Ponte quer a quarta vitória consecutiva em casa
Santos reencontra Leão no Recife
Veja lista completa
Copa JH - Módulo Azul
São Paulo aposta em jovens amigos para decolar
De virada, Ponte passa pelo Vitória
De virada, Ponte passa pelo Vitória
Goleiro tem posição ameaçada na Portuguesa
Veja lista completa
Sport
Rinaldo pode ser novidade contra o Sport
Leão reclama da tabela da JH
Ponte quer a quarta vitória consecutiva em casa
Santos reencontra Leão no Recife
Veja lista completa