Porto Alegre - Sem contar o amistoso de amanhã contra o Ivoti, o Inter não tem compromissos marcados até o dia 16, quando recebe o Santos no Beira-Rio.
A exemplo do que já aconteceu com o Grêmio, o time terá uma semana livre de jogos, tempo que o técnico Zé Mário pretende usar para intensificar os treinamentos táticos, negligenciados pelo calendário apertado.
A pausa também servirá para avaliação dos lesionados que abarrotam o departamento médico do clube. Dos 30 jogadores inscritos pelo Inter no Campeonato Nacional, oito terminaram a última rodada afastados por problemas médicos variados.
Zé Mário quer usar bem o tempo livre. Depois de uma folga de dois dias, os jogadores que foram a Belo Horizonte enfrentar o Cruzeiro se reapresentam hoje no Beira-Rio. O técnico ainda não informou se vai escalar titulares para a partida contra o Ivoti ou se prefere lançar mão dos reservas e dos juniores, o popular Rolinho Já disse, entretanto, que vai se concentrar naquele tipo de treino que os jogadores detestam, mas que modificam o perfil do time em campo: os exaustivos treinos táticos e de fundamentos. Aqueles cruzamentos obsessivos para a grande área, os lançamentos longos e as jogadas ensaiadas.
´´Jogando uma vez a cada dois dias você só ajusta o mínimo, faz um coletivo e vai adiante. Para acertar fundamentos, treinar jogadas, é preciso tempo, o tempo que vamos ter agora´´, declarou Zé Mário ainda antes da excursão em que o Inter atuou como visitante em três rodadas da Copa João Havelange, o nome oficial do Brasileirão.
A folga de três rodadas também vai servir para o Inter esperar a reabilitação dos lesionados. Sem falar de Rodrigão, que voltou às pressas numa emergência, o Inter encerrou a última rodada com oito dos 30 atletas inscritos no Nacional lesionados: o volante Marcelo, o zagueiro Espínola, os atacantes Fabiano, Leonardo e Canela, os meias Elivélton, Gil Baiano e Tim.
Com exceção de Tim e Canela, os outros estarão sendo liberados pelos médicos nas próximas duas semanas, mas ainda precisam ser avaliados pelo departamento técnico para que sejam checadas as condições físicas de cada um.