Capa Esportes


Sidney 2000





 CAPA ESPORTES




 ÚLTIMAS NOTÍCIAS




 HISTÓRIA




 BRASILEIROS





 CALENDÁRIO





 MODALIDADES





 SEDES





 MEDALHAS





 GUIA SYDNEY







 SHOPPING


 
 
 
 




Vôlei brasileiro denuncia armação australiana
Segunda-Feira, 11 Setembro de 2000, 08h31

Sydney - As duplas brasileiras de vôlei de praia desembarcaram nesta segunda-feira pela manhã em Sydney (noite de domingo no Brasil), reclamando muito das regras estabelecidas para o torneio olímpico, que começa no dia 16 de setembro. Segundo os jogadores, os confrontos foram dirigidos para beneficiar os donos da casa - tanto no torneio masculino quanto no feminino.

Os brasileiros dizem que a classificação mundial não foi obedecida para a definição dos cabeças-de-chave, ao contrário do que estava acordado anteriormente e do que normalmente acontece nas etapas do Circuito Mundial. Da forma com o foi concebido, o torneio impede que o líder e o vice do ranking - teoricamente os mais fortes - façam a final.

As duplas brasileiras - Emanuel/Loiola e Zé Marco/Ricardo - líderes do ranking mundial terão, obrigatoriamente, de se enfrentar antes da final. No feminino o confronto entre as duplas brasileiras - Adriana Behar/Shelda e Sandra/Adriana Samuel - só não vai acontecer antes da final, porque Sandra e Adriana têm classificação relativamente baixa. "Nós já não temos mais critérios. A politicagem, infelizmente, está muito grande. Não estão pensando no esporte", disse Loiola. "Infelizmente não há mais nada o que a gente possa fazer", afirmou.

O torneio tem mais duas modificações em relação à última olimpíada. Ambas, muito criticadas pela delegação brasileira. Neste ano, haverá eliminatória simples a partir da segunda rodada. Até agora, era eliminada a dupla que perdesse duas seguidas, a partir da segunda etapa. Outro problema diz respeito ao calendário. As duplas brasileiras terão cinco dias de intervalo entre a primeira e a segunda rodadas, mas depois a tabela aperta.

Tanto que quartas-de-final e semifinais, serão disputadas num mesmo dia. "Isso é um absurdo", reclama a jogadora Sandra, medalha de ouro em Atlanta/96. "Tudo foi armado para beneficiar os australianos, o que é muito feio. Eu acho isso ridículo", acrescentou ela, que será a porta-bandeira no desfile da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos. "Alguém deveria ter brigado pelos atletas brasileiros, mas isso não foi feito, não sei porquê. Talvez o Ari Graça (presidente da Confederação) ou Fernando Tovar (chefe da delegação do vôlei de praia em Sydney) saibam explicar", acrescentou ela.

Tovar disse que tentou. Garante ter feito um contato formal com a organização do torneio, sem sucesso. "Eu perguntei para o Angelo Squeo (diretor da Federação Internacional de Vôlei de Praia) se eles não tinham vergonha de fazer um negócio desses, mas não adiantou nada", disse Tovar.

A dupla masculina da Austrália Prosser/Zahner é apenas a oitava no ranking mundial, mas foi colocada como cabeça-de-chave número 1 do torneio. Emanuel/Loiola e Zé Marco/Ricardo, serão, respectivamente, cabeças-de-chave 2 e 3. No feminino, as australianas Cook/Pottharst serão número 1 (apesar de ocuparem a quinta posição no ranking) e as líderes Adriana Behar e Shelda, serão número 2.

Emanuel, o companheiro de Loiola, disse que esse tipo de problema vai motivar ainda mais. "A gente vai dar tudo que tem. Eles não vão conseguir tirar na bola, o que estão tentando tirar na política", disse.

Na estréia, dia 17, Zé Marco e Ricardo enfrentam a dupla sueca Berg/Dahl. Emanuel e Loiola pegam os australianos Grinlaubs/Slack. No dia anterior, Shelda e Adriana vão enfrentar as búlgaras Tzvetelina/Petia e Sandra/Adriana Samuel vão jogar contra as cubanas Grossa e Peraza

Agência Estado


Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.





 VEJA AINDA



SYDNEY: Vôlei de praia
Vôlei de praia foge da agitação da Vila
Atletas do vôlei de praia já chegaram
Vôlei de praia chega neste domingo
Esperando o ouro, Adriana Behar e Shelda mantêm a rotina



Veja lista completa

Vôlei de praia
Vôlei de praia foge da agitação da Vila
Atletas do vôlei de praia já chegaram
Tande e Giovane anunciam fim do casamento
Dupla brasileira faz últimos preparativos antes dos Jogos



Veja lista completa