Belo Horizonte - O atacante Zé Afonso deve ser a novidade do América contra o Grêmio, quinta-feira, em Porto Alegre, pelo Módulo Azul da Copa João Havelange. Depois de quase quatro meses afastado da equipe, o jogador disputou o segundo tempo da partida contra o Goiás, sábado, na derrota de 2 a 0, e não voltou a reclamar da contusão na tíbia esquerda.
“É lógico que senti a falta de ritmo, mas o mais importante é que a contusão não me incomodou. Infelizmente, não conseguimos um bom resultado em Goiânia", comenta Zé Afonso, que não utilizou a caneleira especial que o médico Cimar Eustáquio trouxe da França, por não se adaptar a ela.
A expectativa do jogador, agora, é começar como titular contra o Grêmio, quando o América busca a reabilitação na competição. “Vai depender dos treinamentos da semana e espero continuar trabalhando forte para ajudar a equipe na quinta-feira. Mas estou tranqüilo e respeito os demais atacantes do grupo", observa Zé Afonso.
O time do América vem utilizando muito as jogadas com os laterais Paulo César e Augusto fazendo os cruzamentos para a área. Zé Afonso tem boa estatura e espera ganhar a condição de titular para aproveitar essas jogadas. “Sou um jogador de área e de cabeceio, e o técnico Jair Pereira sabe das minhas características. Esse tipo de jogada é fundamental para minha sobrevivência", argumenta o atacante.
Zé Afonso jogou por dois anos no Grêmio e conhece bem o próximo adversário do América. O atacante acredita que a equipe poderá tirar proveito do momento ruim que o clube gaúcho atravessa. “A torcida cobra muito, principalmente se o time não faz um gol logo no início da partida", avisa o jogador, que se assustou quando soube que o Grêmio perdeu de 4 a 3 para o Juventude, domingo, depois de estar vencendo por 3 a 1.
“O Grêmio é um time grande, que merece respeito, mas não é imbatível", opina Zé Afonso, que viu a vitória de seu ex-clube sobre o Sport por 1 a 0. “O Grêmio não está convencendo neste campeonato", observa o atacante, que diz conhecer quase todos os jogadores da equipe gaúcha.
Zé Afonso não viu a vitória de 5 a 2 sobre o Botafogo, quarta-feira, no Mineirão, mas reconhece que o América não repetiu a boa atuação no sábado, contra o Goiás, em Goiânia. “O time não conseguiu sair para o jogo, criar as jogadas pelas laterais do campo, como fez contra o Botafogo", avalia o atacante. “Erramos muitos passes e não tivemos nenhum poder ofensivo para superar a marcação do adversário."
A derrota para o Goiás, depois de duas vitórias seguidas na Copa João Havelange, contra Guarani e Botafogo, na opinião de Zé Afonso, não atrapalha a recuperação do América na competição. “O time ainda está se conhecendo e em fase de crescimento", afirma o atacante. “Uma vitória contra o Grêmio, em Porto Alegre, será muito importante para que possamos deslanchar de vez."