Sydney - A vitória do russo Marat Safin, de 20 anos, no US Open, domingo, e a boa campanha do australiano Lleyton Hewitt, de 19, campeão de duplas em Flushing Meadows em parceria com o bielo-russo Max Mirnyi valorizaram ainda mais o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Sydney. A boa fase dos tenistas da nova geração pode ser sentida na Vila Olímpica de Sydney. Gustavo Kuerten, de 24 anos, vem sendo reconhecido por atletas de vários países, fato bastante incomum em se tratando de um brasileiro.
Ontem, o brasileiro deu autógrafos e entrevistas para emissoras de TV estrangeiras, fato que só tem se repetido com o futebol. A uma emissora de TV argentina, Guga, animado como nunca, disse que vai disputar a Olimpíada no melhor momento de sua carreira. "A convivência com atletas de vários países e o ambiente da Vila são experiências fantásticas para mim."
Na opinião do técnico de Guga, Larri Passos, a vitória de Safin confirma as previsões de que o russo e o brasileiro são candidatos a liderar o ranking mundial nos próximos dois anos. "O resultado do US Open mostra a importância da vitória de Guga no torneio de Indianápolis", disse Passos. "Guga venceu Safin e seus recentes resultados em quadras rápidas mostram que é um dos candidatos ao título olímpico."
Além de Guga e Safin, o torneio tem como grandes favoritos os australianos Lleyton Hewitt, Patrick Rafter e Mark Philippoussis. Outra estrela é o sueco Magnus Norman, de 24 anos.