São Paulo - O meia Renatinho, com paciência e determinação, conquistou seu lugar no América e hoje é titular do time do técnico Jair Pereira. Depois de dois anos no futebol português, jogando pelo Boavista e Salgueiros, o jogador retornou ao clube que o revelou no início deste semestre, mas somente teve oportunidade de jogar com a mudança de treinador.
Com o técnico Flávio Lopes, Renatinho ficava apenas treinando para manter a forma. Seu contratação somente foi definida com a chegada de Jair Pereira. E logo quando ganhou sua primeira chance, soube aproveitá-la e garantir um lugar entre os titulares. Entrou no final do jogo contra o Atlético Paranaense e começou jogando contra Botafogo e Goiás, substituindo Arilson.
“Era com esse objetivo que vinha treinando. Foi bom ter entrado na equipe num dia em que todos mostraram um bom futebol", comenta o jogador, referindo-se à goleada de 5 a 2 sobre o Botafogo, quarta-feira passada. Na derrota para o Goiás, Renatinho reconhece que o desempenho do time não foi o mesmo.
A intenção de Renatinho é pegar uma seqüência de jogos. “É disso que o jogador precisa para adquirir ritmo, não só físico, mas técnico e tático", observa o meia, de 25 anos.
O resultado negativo no jogo passado, na opinião do jogador, não vai prejudicar o crescimento do América na Copa João Havelange. “O time já vinha pontuando por quatro jogos e nosso objetivo era ganhar ou mesmo empatar, mas a derrota pode ser considerada normal. O Goiás é o líder da competição", analisa. “Esse resultado não vai abater a equipe, que tem mostrado, defensivamente, uma segurança muito grande."
Para o jogo de amanhã, contra o Grêmio, em Porto Alegre, Renatinho garante que o objetivo do América será somar pontos. “Temos que chegar lá e mostrar vontade de estar sempre em busca da vitória", promete o meia, que espera tirar proveito da situação ruim do clube gaúcho para conseguir a primeira vitória fora de casa na Copa João Havelange.
No treino de ontem à tarde, o atacante Zé Afonso praticamente confirmou sua presença contra o Grêmio. Ele treinou o tempo todo como titular, no lugar de Sorato. O técnico Jair Pereira comandou um treino técnico, no qual ensaiou variadas situações de ataque, com jogadas pelos lados do campo, com os laterais e os meias.
O volante Edgar, com uma contusão no púbis, não treinou e deve ficar de fora da partida de amanhã. O zagueiro Wellington Paulo, com dores na coxa esquerda, fez apenas corrida, mas não será problema para enfrentar o Grêmio. Ruy e André Figueiredo treinaram entre os titulares. O treino hoje será pela manhã e, à tarde, o time viaja para Porto Alegre.