CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.






















NOTÍCIAS
 
Brasileiros selam acordo de ajuda mútua no triatlo
Quinta-feira, 14 Setembro de 2000, 09h07

Sydney - Os atletas da equipe brasileira de triatlo fizeram um pacto de "ajuda mútua" na competição olímpica que começa no sábado. O Brasil terá seis atletas na prova - três no masculino e três no feminino - e eles garantem que vão se ajudar "sempre que possível", seja na perseguição a um adversário, ou na implantação de uma estratégia de prova. O técnico da equipe brasileira, Marcos Reis, diz que esse tipo de procedimento raramente é revelado de forma clara pelos competidores, mas existe.

"É lógico que um vai alertar o outro. Se algum adversário estiver fugindo, o outro vai no combate para ajudar os companheiros", diz. "Se for para alguém ganhar que não seja eu, é claro que vou querer que seja um brasileiro e, aí, se for para eu ajudar, é claro que eu vou fazer", disse Armando Barcellos.

Para Juraci Moreira, outro integrante da equipe, a ajuda deverá aparecer mais claramente no ciclismo. "Nas outras provas nem tem jeito. Agora, se todo mundo estiver bem, aí é cada um por si", avisa ele. O triatlo é composto de três etapas. Os atletas nadam 1.500 metros no mar, cobrem um percurso de 40 km de bicicleta e fecham a prova com 10 km de corrida. Além de Armando Barcellos e Juraci Moreira, o time masculino é formado por Leandro Macedo.

No feminino, o Brasil terá Sandra Soldan, Carla Moreno e Mariana Ohata. A competição de triatlo dos Jogos Olímpicos terá como principal característica o equilíbrio, na avaliação do chefe da equipe brasileira, Lauter Nogueira Jr. Segundo ele, pelo menos 23 atletas têm chances de vencer a prova no feminino e 25, no masculino. "Para se ter idéia da dificuldade que vai ser, basta dizer que tanto no masculino como no feminino, a diferença entre o primeiro e o 15º colocado será de apenas de 30 segundos", diz. "Mas sem nenhum exagero, os nosso atletas estão em condições de conseguir medalha", acredita.

Marcos Reis diz que todos os seis atletas conhecem bem o percurso. Já disputaram provas em Sydney e, por conta disso, estão encarando a competição com naturalidade. Segundo ele, apenas outros seis países conseguiram classificar seis atletas na prova: Suíça, Grã-Bretanha, Estados Unidos, Austrália, Espanha e Nova Zelândia. Esta é a primeira vez que o Brasil tem representantes no triatlo em uma olimpíada.



Agência Estado

Copyright© 1996 - 2000 TERRA. Todos os direitos reservados. All rights reserved.
Aviso Legal

SHOPPING


VEJA AINDA

SYDNEY: Triatlo
Triatlo