São Paulo – Numa repetição do que aconteceu há dois dias em Mugello, um dos circuitos da Ferrari, o francês Olivier Panis, piloto de testes da McLaren, viu Schumacher sumir de seu retorvisor. O piloto que substitui Ricardo Zonta na BAR em 2001 foi 1”2 mais rápido que o alemão. É bem verdade que a diferença na quarta-feira, quando as duas equipes treinaram ao lado da Sauber, foi maior (1”6), mas ainda assim, a McLaren foi muito superior. O mais rápido marcou 1’24”104, enquanto o ferrarista fez 1’25”323.
O finlandês Mika Räikkönen, líder do campeonato britânico de Fórmula Renault, testou pela Sauber pelo terceiro dia consecutivo. Como era de se esperar, ele não ficou nem perto dos melhores carros da categoria, mas deixou uma boa impressão na pista de Mugello, percorrendo os 5.250 metros do circuito em 1’27”460. Foi o último dia de preparação das três equipes para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, dia 24 de setembro, em Indianápolis. O dia foi longo, Schumacher entrou na pista às 9h e só voltou para casas às 19h, aproveitando-se dos longos dias de verão a Europa. Apesar de ter ficado para trás, o alemão está confiante para a corrida norte-americana.
“Estou satisfeito com os testes de hoje”, disse o vice-líder do Mundial de pilotos. “Vamos chegar aos Estados Unidos bem preparados depois de termos testado vários possíveis cenários que poderemos encontrar na semana que vem. Não posso dizer muito a respeito do circuito de Indianápolis. Eu vi o desenho do circuito, mas não vejo a hora de chegar quinta-feira, quando terei a oportunidade de dar uma volta de inspeção. Até hoje, nunca tive problemas em me adaptar a uma nova pista. Não vejo por que seria difereten agora.”
Como de costume, a Ferrari também testou com seu piloto reserva na pista que fica ao lado de seu fábrica, Fiorano. O italiano Luca Badoer rodou com os quatro carros que serão levados para os EUA. Ele deu 34 voltas, sendo nove no trçado curto da pista e treinou seis paradas de box e três largadas. O piloto deu mais 41 voltas com o chassis 199, que não será levado, tendo treinado mais 11 largadas. Su melhor volta ficou em 1’020”094.
Confira o melhor tempo e o número de voltas de cada piloto em Mugello:
1 Olivier Panis McLaren 1’24”104 93 voltas
2 Michael Schumacher Ferrari 1’25”323 89 voltas
3 Mika Räikkönen Sauber 1’27”460 38 voltas