Rio - Na rodada de abertura da Liga Nacional Masculina de Handebol, Flamengo e Vasco empataram por 20 a 20 (11 a 10 no primeiro tempo), neste sábado, no ginásio do Maracanãzinho, com os rubro-negros marcando o gol de empate a três segundos do fim.
Pentacampeão estadual e com o retrospecto de cinco vitórias consecutivas sobre o adversário apenas nesta temporada, o clube de São Januário sentiu a falta de ritmo por estar praticamente há um mês sem disputar uma partida (o último jogo havia sido justamente contra o Flamengo, no dia 20 de agosto, pela final do Campeonato Estadual).
O Flamengo esteve à frente do marcador durante quase todo o primeiro tempo. Os vascaínos só reagiram no fim e garantiram a vantagem de 11 a 10 quando faltavam apenas cinco segundos para o término da etapa inicial.
No segundo tempo, mais disposto, o Vasco abriu cinco gols de frente no marcador, passando a administrar a vantagem. A precipitação do ataque nos momentos decisivos atrapalhou os planos do Vasco, que acabou surpreendido com um gol do Flamengo a três segundos do fim. Felipe marcou num tiro de sete metros (o pênalti do handebol).
O treinador do Vasco, Leoni Nascimento, sabia das dificuldades que seu time enfrentaria pela falta de ritmo de jogo, mas não deixou de reclamar dos jogadores e da arbitragem.
"Um time com tantos jogadores experientes não pode deixar o adversário reagir dessa forma. Faltou cabeça para a equipe. A arbitragem também não foi bem. Mas isso não é mais novidade", disse, irritado.
VASCO: Cachorrão, Vanini (4), Alek Vorkapic, Léo (3), China (6), Folhas (3) e Menta (3). Entraram Flávio (1), Luciano, Macedo e Jayme. Técnico – Leoni Nascimento.
FLAMENGO: Christian, Alemão (2), Renato (2), Gonzalo (1), Orlando (4), Felipe (8) e Renato Valentin (2). Entraram Alexandre, Vander, Róbson (1) e Rogério. Técnico – Hortelã