Brisbane - O técnico Wanderley Luxemburgo justificou a substituição de Giovanne por Mozart, na derrota por 3 a 1 para a África do Sul, com o fato de o time estar perdendo o meio-de-campo e para permitir que Alex, Ronaldinho e Edu pudessem avançar mais. Ele não concordou que esta tenha sido a causa da derrota e disse achar que o time até melhorou. Luxemburgo também redimiu o zagueiro Fábio Bilica da falha no terceiro gol sul-africano. Segundo ele, o jogador brasileiro sofreu falta.
Questionado se o setor direito do time não estava muito vulnerável, Luxemburgo disse que não se pode responsabilizar nenhum setor isoladamente. Ronaldinho, porém, recebeu um comentário especial do técnico. "O Ronaldo tem que reagir e não eu; ele teve uma participação muito ruim", disse. É a primeira vez que Luxemburgo, em dois anos de trabalho na seleção, age desta maneira. "Eu preferi deixá-lo em campo durante toda a partida para ver se ele jogava”.
O técnico reconheceu que a seleção brasileira jogou mal e apresentou muitos erros na derrota por 3 a 1 para a África do Sul, na manhã deste domingo, na Olimpíada de Sydney.
Luxemburgo, que sofreu sua primeira derrota no comando do time olímpico, exaltou os adversários. “Eles jogam um futebol irresponsável com responsabilidade”, declarou. “E para enfrentar um time assim quem não tem consistência pode ser surpreendido”. Para ele a equipe relaxou após a vitória na estréia.
O técnico não quis associar a derrota deste domingo com a da Olimpíada de Atlanta, em 1996, quando a Nigéria de Kanu também surpreendeu. “É apenas uma coincidência”, falou. O técnico lembrou que, apesar da derrota, a situação do time não é tão difícil no grupo e basta vencer o Japão no jogo de terça-feira.
Apesar da derrota, os jogadores estão confiantes na classificação para a próxima fase. “Não está nada perdido. Passamos por dificuldades no Pré-Olímpico e também soubemos superar”, disse Fábio Aurélio, relembrando as pressões sofridas no torneio em Londrina, no qual, no entanto, não houve nenhuma derrota. Alex seguiu na mesma linha. “Temos que resolver os erros aqui dentro. Estamos todos tristes porque somos todos dignos de vestir a camisa da seleção. Nada está acabado”, afirmou.
O capitão do time não gostou quando perguntado se a seleção não estava perdendo a mística de invencível. “É a primeira partida que a gente perde e você vem falar em perde a mística? Não estou te entendendo”.
Ele procurou dar força ao colega Ronaldinho, que não teve boa atuação. Tenho certeza que vai desencantar contra o Japão e vai ser o nome do jogo”. Alex ainda assumiu sua parcela e culpa na derrota. “Tive oportunidades claras de definir no primeiro tempo e não defini”. Para o próximo jogo, ele diz que é preciso mais atitude.